O evento aconteceu no auditório do Hotel Estrela, em Palmas. Participaram representantes dos seis territórios do Estado, da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, vereadores, prefeitos. O programa Territórios da Cidadania prevê ações de erradicação da miséria nas principais regiões rurais do país.
A intenção do encontro é fortalecer a política do desenvolvimento desses Territórios, criando estratégias de ação, levantando as dificuldades enfrentadas por cada região. O grupo também se prepara para o I Encontro Nacional da Rede, que acontecerá em Brasília, no próximo mês.
A coordenadora de Desenvolvimento Territorial da Seagro, Polyana Sousa Vanderley, explicou que os colegiados desenvolvem ações conjuntas, operando nos níveis local, territorial, estadual e nacional. “A sociedade se organiza em redes para troca de informações, articulação institucional e política para a implementação de projetos comuns para o fortalecimento da agricultura familiar”, completa.
De acordo com a prefeita de Rio Sono, Deusdivina Francisco da Rocha, os encontros servem para traçar estratégias para cobrar e correr atrás de recursos para os municípios.
“Esse ano a nossa cidade de Rio Sono conquistou um ônibus escolar, por pertencer ao Território Jalapão. Então, a união de todos os municípios vai resultar na busca de recursos para o fortalecimento de cada região”, declarou a prefeita.
O delegado federal do MDA no Tocantins, Agostinho de Oliveira Chaves, disse estar empenhado para o desenvolvimento dos territórios. “É um desafio, mas estamos empenhados em trabalhar em prol dos problemas pontuais, específicos e comuns”. Chaves apresentou ainda os programas e ações do Governo Federal como o Brasil Sem Fome Rural, Água Para Todos, Plano Safra, Compra Direta, Educação no Campo, entre outros.
*Territórios da Cidadania*
O Tocantins conta atualmente com seis territórios, formados por 87 municípios: APA Cantão, Bico do Papagaio, Jalapão, Sudeste, Nordeste e Médio Araguaia.
De acordo com o MDA, o território é uma construção social e política, na qual estabelece uma diversidade de relações entre seus componentes públicos e privados. A abordagem territorial significa identificar e construir os territórios enquanto identidades culturais, produtivas, ambientais e organizacionais, a partir das quais se geram os processos de promoção do desenvolvimento sustentável, priorizando a participação qualificada dos agentes locais.
com informações da Ascom Seagro e Aldeia Comunicação