Com jogos as terças, sábado e domingo, a 20ª edição do Campeonato Tocantinense, que começa hoje com a disputa de dois jogos, vem gerando uma expectativa otimista por parte dos dirigentes em relação aos anos anteriores, principalmente por causa da nova fórmula de disputa e a possível ajuda financeira do governo do Estado.
O Tocantinense terá ao todo 62 partidas - 20 a mais que em 2011 - e terminará no início de junho. O campeão será o representante do Tocantins na Copa do Brasil e no Brasileiro da Série D de 2013. A 1ª fase será disputada em dois turnos, cujos campeões irão decidir o título em jogos de ida e volta. Se a mesma equipe vencer os dois turnos será declarada a campeã. Os dois clubes com pior campanha ao longo dos dois turnos serão rebaixados para a segunda divisão, que será disputada no segundo semestre deste ano ainda. (veja detalhes no quadro).
AJUDA
Os dirigentes também estão na expectativa de uma possível liberação de recursos financeiros por meio do Estado para ajudar os clubes durante a competição. O valor que será repassado a cada participante ainda não foi revelado. O anúncio deve acontecer nos próximos dias, ou até hoje mesmo, durante a abertura do campeonato, pois existe a possibilidade de o governador Siqueira Campos dar o pontapé inicial no jogo entre Tocantins x Gurupi, no Estádio Nilton Santos. Outra fonte de renda que vem sendo estudada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) é o projeto Sua Nota Fiscal Vale Gol, apresentado semana passada pela direção do Tocantins à Sefaz. Ontem, o secretário da pasta, José Jamil, confirmou que recebeu a proposta do Tocantins e que solicitou de um setor competente o estudo do projeto. Segundo ele, tão logo o estudo seja concluído, a proposta será encaminhada para análise do governador.
FAVORITOS
Gurupi, Tocantins, Tocantinópolis e Interporto podem ser apontados como favoritos ao título, já que são os clubes que montaram bons elencos e trabalharam melhor a questão de preparação. Correm por fora Colinas e Guaraí. E no patamar abaixo, vêm Paraíso e Palmas. A direção do Paraíso reclamou muito da administração do Estádio Pereirão, que pertence à Prefeitura, por não deixar o time realizar seus treinamentos no local. Com isso, o clube teve pouco tempo para se preparar. Já o Palmas, maior detentor de títulos estaduais (2000/2001/2003/2004/2007), entra no campeonato com os mesmos problemas dos últimos anos - questão financeira e de planejamento. A diretoria só decidiu participar faltando menos de dez dias para o início da competição, e nem sequer teve tempo de apresentar o elenco. O time usará um "catadão" para a estréia contra o Interporto. Mas os dirigentes acreditam que a partir da segunda rodada em diante, já dará uma resposta positiva ao torcedor.
Interporto e Palmas travam duelo de 6 títulos
Além da velha rivalidade que cerca o clássico entre Interporto e Palmas, neste sábado, às 16 horas, no Estádio General Sampaio, em Porto Nacional, a partida tem como um bom ingrediente os seis títulos estaduais conquistados pelos dois clubes ao longo dos 19 anos de disputa do Tocantinense, que entra em sua 20ª edição. O time portuense foi campeão em 1999, enquanto o Tricolor da Capital obteve sua última conquista em 2007. Antes já havia faturado os canecos nos anos 2000/2001/2003 e 2004. A partida abre oficialmente o campeonato.Sob o comando do técnico Carlos Magno, o Interporto teve uma boa preparação, pois o treinador iniciou seus trabalhos no dia 23 janeiro selecionando atletas da cidade e da região. Depois disso, começou o trabalho com os pratas-da-casa e contratou alguns jogadores de fora do Estado. Durante a pré-temporada, o Interporto realizou apenas um amistoso e venceu por 3 x 2 a equipe de Silvanópolis. Os meias Giba e Renatinho e o atacante Joãozinho são os principais jogadores da equipe portuense.PalmasEntra ano e sai ano, e os problemas do Palmas são sempre os mesmos - falta de recursos e de planejamento, e com um presidente isolado tentando levar o clube onde pode. E este ano não não será diferente. Faltando menos de uma semana para estrear no campeonato foi que a diretoria resolveu colocar a equipe na competição. O técnico contratado vem do futebol goiano. Trata-se de Tonin Lopes (Coxinha), que teve apenas quatro dias e quatro coletivos para conhecer e preparar a equipe para enfrentar o Interporto. Apenas 15 jogadores foram inscritos no BID (Boletim Informativo Diário). Quanto aos 11 titulares que começarão jogando hoje, só técnico saberá por nome escalar a equipe que irá tentar sair de Porto Nacional com um resultado positivo. (R.J.C.)
Interporto:Gilberto; Gilmar, Wallace, Rodrigo e Araújo; Adielson, Giba, Wesley e Renatinho; Joãozinho e Washington - Técnico: Carlos MagnoPalmas:Igor; Alecsandro, Lucas Camargo, Wellington e Ismael; Magno Santos, Reizin, Tássio e Fábio Biga; Wesley Dias e Igor Augusto -Técnico: Tonin Lopes.Árbitro: Luciano Santos - Assistentes: João Carlos Glória e Antônio Carlos Cardoso - Quarto Árbitro: Iris Bento - Local: Estádio General Sampaio - Horário: 16 horas. Ingressos: R$ 10,00.
Tocantins e Gurupi fazem clássico dos campeões hoje
Detentores dos títulos da 2ª e 1ª divisão, respectivamente, travam duelo que já decidiu a competição no ano de 2008
Um clássico repleto de ingredientes marca a partida entre os atuais campeões da segunda divisão, o Tocantins, e da primeira divisão, o Gurupi, neste sábado, às 17 horas, no Estádio Nilton Santos, na Capital, pela primeira rodada do Campeonato Tocantinense. Outro atrativo no duelo é que as duas equipes protagonizaram a final do Estadual em 2008, com o time da Capital levando a melhor.Rivalidade à parte, o Tocantins teve uma boa preparação visando a estreia. A equipe se apresentou no dia 31 de janeiro. Foram mais de 20 dias de treinos físicos e com bola. A equipe contará mais uma vez com o comando do técnico Tomaz Abreu, que terá como auxiliar Janair Lopes, outro vencedor no futebol tocantinense, seja como jogador ou treinador. A diretoria trouxe algumas caras novas em relação ao time campeão da segunda divisão. Chegaram os zagueiros Leivinha, campeão no ano passado pelo próprio Gurupi, e Paulão, vice pelo Interporto. Mas Leivinha também já fazia parte do time campeão da segunda divisão de 2011. Manteve o lateral-direito Tahuan, o volante Alisson e o meia Alexandre. A diretoria garante que esse será o grupo para o início do campeonato. Novos reforços só se o clube precisar no decorrer do campeonato.Para o técnico Tomaz Abreu, a expectativa é a melhor possível, mesmo tendo pela frente o atual campeão. "Sabemos que teremos um adversário perigoso nesta estreia, mas jogando em casa e temos que buscar o resultado positivo", comentou o treinador, que na última quinta-feira já havia definido os 11 titulares.GurupiEm busca do quinto título estadual e o terceiro seguido, o Gurupi, que não fez nenhum amistoso durante a sua preparação, mas teve tempo suficiente para entrosar o grupo, espera sair da Capital hoje com um bom resultado. A diretoria, que este ano não conseguiu contar com o técnico preferido Roberto Oliveira, que foi para o futebol do Amazonas e indicou seu sucessor Everton Goiano. No ano passado, ele comandou a equipe do Rio Branco (AC) no Brasileiro da Série C, que teve a melhor campanha na 1ª fase. Com ele vieram o goleiro Rafael Córdova e o zagueiros Wendell. Outra importante aquisição foi o retorno do atacante Lúcio, que estava na Catanduvense (SP) disputando o Paulistão. Mas o treinador terá um importante desfalque. Trata-se do atacante Héder, que cumprirá suspensão de dois jogos. Na final do ano passado contra o Interporto, ele foi expulso e terá que ficar fora desta estreia. Manú, Jócion e Everton brigam por duas vagas no ataque. Everton Goiano dependia do BID (Boletim Informativo Diário) para definir a equipe titular.
Ficha técnica
Tocantins: Clayton; Tahuan, Leivinha, Paulão e Diney; Flávio, Alisson, James e Alexandre; Fabrício e Júnior -Técnico: Tomaz AbreuGurupi: Rafael Córdova; Thiago Campos (Alberto), Wendel e Detinho (Luciano) e Juninho Colinas; Jales, Hemerson, Rodrigo Antonelli (Urânio) e Lúcio Bala; Manú (Jócion) e Everton - Técnico: Everton Goiano
Árbitro: Jânio Pires - Assistentes: Edilson Frasão e Francisco Casimiro -Quarto Árbitro: Alisson Furtado - Local: Estádio Nilton Santos - Horário: 17 horas.
Reinaldo de Jesus Cisterna/JT