Aproveitando as oportunidades que criou e melhor preparado fisicamente, o Gurupi não tomou conhecimento do Tocantins e venceu por 2 x 1, ontem, em pleno Estádio Nilton Santos, em Palmas. O jogo foi válido pela primeira rodada do Campeonato Tocantinense. Hemerson e Lúcio fizeram os gols do Camaleão do Sul, enquanto Alexandre descontou para o time da Capital. A vitória fora de casa mostrou que o Gurupi deve brigar pelo tricampeonato, já que venceu em 2010 e 2011. Na próxima rodada, o Tocantins viaja para enfrentar o Guaraí, no Estádio Delfinão, enquanto o Gurupi recebe o Interporto no Estádio Resendão. Os dois jogos acontecem no próximo sábado, às 16 horas.
JOGO
Apesar de jogar debaixo de um calor muito forte, Tocantins e Gurupi buscaram desde o início o gol. A primeira oportunidade clara foi dos donos da casa. Alexandre cobrou o escanteio e o zagueiro Leivinha, sozinho, na pequena área, cabeceou para fora. O Gurupi respondeu com gol. Thiago Campos levantou bola na área em cobrança de falta, e o volante Hemerson subiu junto com Fábio Bahia e cabeceou para as redes, fazendo 1 x 0. Depois disso, o calor deu uma segurada no ânimos dos times. E somente aos 35 minutos, após cobrança de falta de longe do zagueiro Leivinha, o Tocantins passou perto do empate. A bola tocou no travessão. Lúcio respondeu um minuto depois e Jócion acabou desperdiçando a chance de ampliar. Aos 40 minutos, o volante James fez boa jogada e bateu forte para ótima defesa do goleiro Santos. Um minuto depois, Lúcio dividiu a bola na área com o goleiro Clayton, que acabou soltando, nos pés do atacante - 2 x 0. Aos 42 minutos, Alexandre bateu bem uma falta no ângulo, mas Santos espalmou para escanteio. 2º tempo Determinado e mais ousado, o Tocantins se lançou ao ataque no segundo tempo. Logo aos 2 minutos, James bateu forte para ótima defesa do goleiro Santos. Mas o time da Capital só voltou a assustar aos 18 minutos, quando o meia Alexandre arriscou de fora área para outra grande defesa de Santos. Mas de tanto insistir, o Tocantins chegou ao gol. Rodolfo, que entrara no lugar de Fabrício, foi à linha de fundo cruzou na cabeça de Alexandre, que mandou para as redes. Quatro minutos depois, o bom lateral-esquerdo Danilo, um dos melhores em campo, fez boa jogada e bateu sobre o gol de Santos, levando muito perigo. Depois disso, o Gurupi tocou a bola e ainda criou duas chances para ampliar. A primeira foi do atacante Jócion, que bateu na entrada da área para a defesa do goleiro Clayton. Nos acréscimos, foi a vez de Juninho Colinas arriscar dentro de da área e novamente Clayton salvou o terceiro gol dos visitantes. Iluminação As torres do Estádio Nilton Santos precisam urgentemente de reparos, já que pelos menos 25 lâmpadas das quatro torres não estão funcionando e vêm prejudicando não só os jogadores, mas principalmente a arbitragem.
Ficha técnica 1 Tocantins: Clayton; Thauan, Leivinha, Paulão e Danilo; Flávio, Fábio Bahia (Romério), James e Alexandre; Fabrício (Rodolfo) e Júnior (Alisson) -Técnico: Tomaz Abreu 2 Gurupi: Santos; Alberto, Luciano, Rodrigo e Jales; Detinho (Juninho Colinas); Hemerson, Thiago Campos (Leandro) e Lúcio Bala; Jócion e Everton (Wendel) - Técnico: Everton Goiano Gols: Hemerson, aos 9 do primeiro tempo e Lúcio, aos 41 do 1º tempo; Alexandre (Tocantins), aos 23 do segundo tempo. Cartões amarelos: James, Fábio Bahia e Alisson (Tocantins) - Hemerson, Rodrigo, Alberto e Jales - Árbitro: Jânio Pires - Assistentes: Edilson Frasão e Francisco Casimiro -Quarto Árbitro: Alisson Furtado - Local: Estádio Nilton Santos - Renda: R$ 3.331,00 - Público Total: 434.
Reinaldo de Jesus Cisterna/JT