Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Parceria com a Fiocruz Alavanca Pesquisa da Resistência da Dengue em Tocantins

Data do post: 29/02/2012 09:46:24 - Visualizações: (1000)

Pesquisa sobre o combate a dengue avança no Estado do Tocantins com a parceria entre a Fundação de Medicina Tropical do Tocantins (Funtrop) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

          Conhecer e analisar a resposta do mosquito transmissor da dengue frente aos inseticidas químicos utilizados no seu controle é o principal objetivo da pesquisa ‘Avaliação da Resistência a Inseticidas Químicos em Diferentes Populações de Aedes aegypti do Estado do Tocantins’. A padronização dos bioensaios laboratoriais e a ampliação da parceria em pesquisas científicas e ensino nas áreas de medicinas tropicais e saúde pública serão os motivos da visita do doutor José Bento Pereira Lima, biólogo e pesquisador do Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores da Fiocruz, nesta quinta-feira (01/03/12).

          A reunião será com o coordenador da pesquisa e presidente da Funtrop, Eric Luiz Rodrigues de Sá, pesquisadores e técnicos do laboratório de Entomologia e Médico Veterinária da instituição.

          Adaptações no laboratório, compra de materiais e equipamentos para a realização da pesquisa já foram feitas, contando com o auxilio financeiro da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Tocantins (Sect-To) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além disso também já estão sendo realizadas coletas de exemplares do mosquito em vários municípios do Estado desde o início do ano passado.

         De acordo com o coordenador da pesquisa Eric de Sá, essa parceria vem em um momento muito importante da situação da transmissão da doença em Tocantins, e com a padronização das técnicas utilizadas pela Rede MoRenAe (Rede Nacional de Monitoramento da Resistência do Aedes aegypti) esse trabalho poderá ser realizado de maneira rotineira no Estado, podendo ser ampliado para outros municípios (além dos 10 que estão do projeto), que também serão considerados prioritários para o controle do dengue.

         “Além disso, a criação de Know how para esses testes pode nos habilitar como laboratório integrante da Rede Nacional de Monitoramento”, disse o coordenador.

         “Esse trabalho em parceria com a Fiocruz é um passo importante para o avanço da pesquisa na Funtrop, capacitando ainda mais os profissionais envolvidos nessa temática por meio de intercâmbio de técnicas e conhecimentos”, disse a coordenadora de Pesquisas em Saúde e Ambiente da Funtrop, Ivy Luizi de Sá, informando que os  resultados da pesquisa contribuirão diretamente com o programa de controle do vetor, uma vez que será possível conhecer a resposta do mosquito de cada município frente ao uso de inseticidas.

            Doutor José Bento

          O doutor José Bento Pereira Lima é biólogo e pesquisador da Fiocruz e possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidade Pedro II (1994), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1999) e doutorado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2003). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: Criação e manutenção de culicideos em laboratório, avaliação de parametros biológicos de Aedes e Anopheles, controle de vetores e monitoramento da resistência a inseticidas de culicideos com ênfase em Controle.

Cíntia Melo/Ascom-Funtrop

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.