Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Secretário Raimundo Boi Pede Demissão na Saúde

Data do post: 02/03/2012 10:05:44 - Visualizações: (901)

Além dele, esposa Warner Pires sai do governo do Estado; Gastão Neder assume interinamente e defende pró-saúde.

       Após ficar apenas dois meses no cargo, o médico Raimundo Nonato Pires dos Santos, 66 anos, conhecido como Raimundo Boi, deixou, nesta quinta-feira (2), a função de secretário estadual da Saúde.

       A sua esposa, a ex-vereadora Warner Macedo Camargo Pires, também deixou o governo. Ela era assessora especial no Gabinete do Governador e tinha salário de R$ 6,4 mil.

       Por enquanto, fica no comando da Secretaria de Saúde interinamente o médico José Gastão Almada Neder, 59 anos. Ele é concursado do Estado e lotado no Hospital Dona Regina. Até ontem, Gastão Neder era superintendente na pasta.

      Ex-vice-governador por dois mandatos, ex-deputado estadual também por dois mandatos, Raimundo Boi foi governador do Estado de abril de 1998 até 1º de janeiro de 1999.

         Em material distribuído aos meios de comunicação, a Secom não detalhou os motivos que levaram o secretário a deixar a pasta, informando apenas serem "atividades particulares" e que o governador Siqueira Campos (PSDB) lamentava a saída do "amigo e profissional reconhecido nacionalmente". Já Warner Pires, segundo a Secom, deixou o governo porque é pré-candidata a vereadora.

            Saúde

        Durante entrevista coletiva na tarde de ontem, Gastão Neder disse acreditar que Boi tenha deixado a secretaria por problemas de saúde. "Há 20 dias ele se queixava dos problemas ocasionados pela diabetes, pressão alta e não estava se sentindo bem", destacou Gastão Neder.

        Para Gastão Neder, Raimundo Boi é um homem honrado e honesto. Ele destacou que a equipe da secretaria possui técnicos extremamente capacitados. O secretário interino prometeu que a pasta vai aumentar o número de leitos dos hospitais localizados no entorno de Palmas e a quantidade de médicos para desafogar o Hospital Geral de Palmas (HGP). "Queremos contratar um número de médicos suficientes para que no prazo máximo de 60 dias nenhuma unidade hospitalar esteja sem atendimento médico nos horários em que se faz necessário", afirmou.

           Pró-Saúde

        Apesar de diversos questionamentos e reclamações sobre o desempenho da Pró-Saúde, empresa responsável pela gerência das unidades hospitalares do Estado, Gastão Neder defendeu o modelo de terceirização dos hospitais, dizendo que a empresa melhorou o serviço em diversas áreas. "Lógico que existem dificuldades enfrentadas e ajustes, mas estamos tendo resultado, além de um bom atendimento. Com certeza houve uma evolução nesses meses em que a Pró-Saúde está conosco nos hospitais", pontuou.

          Alterações

       O governo estadual, ontem, também começou a preparar parte da minirreforma administrativa. Conforme foi divulgado, o secretário Eduardo Siqueira Campos, do Planejamento e da Modernização da Gestão Pública, sairá da pasta assumir o cargo de secretário estadual das Relações Institucionais. Publicado à noite, o Diário Oficial do Estado trouxe a criação dessa pasta, por meio da Medida Provisória nº 03, de 1º de março de2012. AMP também modifica o nome da atual secretaria das Relações Institucionais, cujo secretário é Flávio Peixoto, para Secretaria de Representação do Estado. A mudança de nomenclatura se fez necessária devido ao cargo que Eduardo Siqueira irá assumir.

           Histórico

         Ao assumir hoje a pasta, uma das mais complexas da administração estadual, Neder passa a ser o segundo a ocupar o cargo de secretário interino na atual gestão. Ano passado, quando teve início o atual governo, Arnaldo Nunes assumiu o cargo de secretário interinamente. Ficou no posto até 31 de dezembro de 2011. Em 1º de janeiro desse ano, Boi assumiu a secretaria como titular.

Daniel Machado e Wallíssia Albuquerque/JT

 

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.