Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Naturatins Divulga Balanço da Piracema, Equipe de Tocantinópolis foi Destaque com 21.387 Metros de Redes Apreendias.

Data do post: 02/03/2012 14:44:36 - Visualizações: (1007)

Com mais de 200 operações de fiscalização realizadas em todo Estado, o Naturatins- Instituto Natureza do Tocantins apresentou nesta quinta-feira, 1º de março, na sede em Palmas, os números do balanço geral das ações empreendidas durante o período da Piracema 2011/12.

          Nessas ações foram apreendidos53.781 metrosde redes malhadeiras, 2.399 quilos de pescado, além de diversos materiais predatórios, totalizando R$ 117.780,20 em multas aplicadas. Os resultados foram apresentados pelo vice-presidente do órgão, Rômulo Mascarenhas e pelo diretor de Fiscalização e Qualidade Ambiental, Antônio Cleyton de Almeida.

          Na ocasião, fizeram uma avaliação dos resultados obtidos do período comprando com os anos anteriores. Conforme o relatório anual, no período de Piracema 2010/11 foram apreendidos cerca de7.500 metrosredes malhadeiras, 424,09 quilos de pescado, 10 molinetes, 15 tarrafas, 02 espingardas e 12 facões. Em 2009/10 foram 930,6 quilos de pescado e39.970 metrosde redes, além de outros apetrechos.

Redes Apreendidas pela equipe de Tocantinópolis          De acordo com Mascarenhas, esse aumento de apreensões foi resultado das estratégias utilizadas pela fiscalização, por meio das equipes das 16 Unidades Regionais do órgão neste período de desova dos peixes. “O órgão ambiental planejou as ações e buscou as parcerias com os agentes de outras instituições de proteção ao meio ambiente para desenvolver as atividades de forma abrangente em todo Estado.”, destacou Mascarenhas.

          Conforme o relatório final, as ações foram realizadas pelas equipes com fiscalizações nas principais rodovias, visitas em estabelecimentos que comercializam pescado e operações ao longo dos rios e lagos do Estado. O destaque do balanço foi o trabalho realizado pela equipe de Tocantinópolis, que apreendeu21.387 metrosde rede malhadeiras.

Redes Apreendidas pela equipe de Tocantinópolis          Mascarenhas destacou ainda que depois deste período, o trabalho do órgão vai continuar com as operações em todo Estado, por meio das Regionais. “Vamos focar nas orientações para conscientizar os ribeirinhos, os pescadores amadores e esportivos para que no próximo período diminua o número de apreensões e assim, ter a garantia dos estoques pesqueiros”, disse.

         Para o diretor de Fiscalização, Cleyton Almeida, o órgão realizou ações educativas e punitivas dando ênfase para as orientações com ações programadas diurnas e noturnas, principalmente nos finais de semana. “Neste período, planejamos as ações de fiscalização estendendo até as unidades de conservação, pois o mais importante deste período foram os recolhimentos dos materiais predatórios antes mesmo que o pescado fosse capturado, os resultados mostram isso”, enfatizou.

           O período da Piracema foi oficializado pela Portaria de número 409/2011 do Naturatins, publicada no Diário Oficial do Estado, que determinou entre 1º de novembro de2011 a29 de fevereiro de2012 aproibição da pesca durante a desova e reprodução dos peixes. “Uma forma também de garantir a reposição dos estoques pesqueiros dos rios e lagos do Estado”, enfatizou Mascarenhas.

              Parcerias

           Foram parceiros do órgão ambiental neste período da piracema os agentes da Cipama – Companhia Independente da Polícia Militar Ambiental, Dema – Delegacia Estadual de Meio ambiente, e Polícias Rodoviária Federal e Militar IBAMA, Guarda Metropolitana de Palmas, entre outros.

Ascom/Naturatins

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.