Esse curso tem o objetivo de melhorar e/ou criar políticas públicas para primeira infância que estimulem e consolidem o desenvolvimento em várias áreas como saúde, educação, esporte e cultura.
O curso destina-se principalmente aos gestores públicos diretamente envolvidos em questões de política social e desenvolvimento, em qualquer uma das três esferas de governo; como também aos gestores de instituições sem fins lucrativos e organizações não governamentais que prestam serviços públicos.
Sobre o curso
O Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (DPI) pretende engajar políticos e gestores públicos em um diálogo em termos da ciência do desenvolvimento da Primeira Infância e como as lideranças públicas podem aplicar a ciência para minimizar alguns dos maiores problemas sociais brasileiros. Baseado nas mais recentes pesquisas nos campos das ciências biológicas, comportamentais e sociais, assim como nas estratégias de desenvolvimento institucional e de lideranças, o Programa vai apresentar, aos formuladores de políticas públicas e aos gestores sociais, a base de conhecimento e as ferramentas necessárias para a concepção e implementação de políticas e programas sociais mais eficazes. O programa vai culminar com o desenvolvimento, por cada um dos participantes, de uma proposta de projeto de base científica para fortalecer as políticas ou programas de Primeira infância em sua região ou área de atuação.
Estrutura do Programa
O Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância tem duração prevista para quatro meses, e a primeira turma começará em março de 2012. O módulo inicial do curso será uma semana de aulas na Universidade de Harvard, em Cambridge, Massachussets, EUA e o último será um workshop de dois dias na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Esses dois módulos consistem de palestras, workshops, discussões de casos, reuniões de equipe, além de várias oportunidades para conversas informais entre professores e alunos.
Datas
Ascom/Gab. Dep. Prof. Dorinha