Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Operação de Combate a Violência Chega a Marabá – PA

Data do post: 13/03/2012 08:51:50 - Visualizações: (892)

Órgãos de segurança e de fiscalização estaduais e municipais vão se juntar nos próximos dias para deflagrar a “Operação Eirene”, que já levou bons resultados a Belém e agora acontece no núcleo Cidade Nova, área de abrangência da 26ª ZPol.

Os detalhes foram acertados na tarde da ultima quinta-feira (8), durante reunião no 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM) da qual participaram as policiais Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), Departamento de Postura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Conselho Tutelar.

O núcleo Cidade Nova foi escolhido depois da análise dos dados levantados pela inteligência do Comando de Policiamento Regional (CPR) II que demonstraram se tratar da área onde são registrados os maiores índices de criminalidade na cidade. A boa notícia e que esses números vêm caindo e, segundo a análise, somente a taxa de homicídio teve queda de mais de 70% nos últimos meses. Essa primeira operação será experimental, mas, se der certo, se transformará em definitiva.

OPERAÇÃO

A Operação Eirene, que significa "Deusa da Paz" na mitologia grega, tem como missão, em Marabá, aumentar o patrulhamento em todos os bairros que compõem o núcleo fazendo, para isso, a fiscalização de veículos, pessoas e estabelecimentos. A concentração dos órgãos participantes acontecerá na Delegacia da Cidade Nova e o local servirá ainda como ponto de apoio de todos os agentes envolvidos.

“Houve necessidade desse esforço integrado para tentarmos minimizar a violência em Marabá e região. Recebemos na semana passada a visita do comando que trouxe essa experiência de Belém, e vamos buscar agora a tão sonhada paz social”. Afirmou o comandante do 4º BPM, tenente-coronel José Sebastião Monteiro Júnior.

Durante as 24 horas de operação, serão constituídas várias ações a serem realizadas separada ou simultaneamente. A ação "Andros", por exemplo, terá a finalidade de coibir a receptação e comércio ilegal de mercadorias de origem suspeita provenientes, por exemplo, de furtos, roubos, contrabando ou pirataria.

No período, acontecerão, ainda, ao menos duas ações de trânsito, uma delas a ação veicular itinerante e a outra, a colocação de barreiras em diferentes corredores do núcleo. A ação itinerante terá como foco a fiscalização

das motocicletas, enquanto as barreiras serão voltadas para abordagens aos táxis, ônibus e transportes alternativos. A intenção é reprimir tanto infrações de trânsito como ações delinqüentes.

Outras quatro ações têm objetivos parecidos, já que todas querem inibir diretamente a criminalidade, mas serão voltadas para casos específicos.

Durante a ação "Saturação", serão realizadas abordagens pelos bairros com os maiores índices de criminalidade. A ação de "Incursão", como o próprio nome indica, será um trabalho de incursão que as polidas farão a áreas consideradas de risco e que possuem números elevados de roubos e homicídios. Nesse patrulhamento, pessoas serão abordadas e a cavalaria também será empregada.

A ação "Anjo da Guarda contará com o apoio dos conselheiros do 2º Conselho Tutelar, pois a intenção é identificar crianças e adolescentes em situação de risco. As incursões acontecerão principalmente a estabelecimentos como motéis, pousadas, postos de gasolina e até praças. Semelhante a esta acontece à ação "Hypnos", que fiscalizará bares, sobretudo aqueles freqüentemente denunciados por extrapolarem os limites das leis. Sendo intensificados buscas e revistas, combate à venda de bebidas a menores, fiscalização de alvarás, bem como será checada a perturbação da ordem.

CTonline

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.