“O principal problema desses assentamentos começa na falta de água que atinge, principalmente, nossa produção, nossa alimentação e essa culpa a gente coloca no Ceste (Consórcio Estreito Energia), porque antes todo mundo tinha sua vida e vivíamos de maneira simples, mas bem”, reclama o presidente da Associação do Assentamento Itapuã, Murilo dos Santos.
As famílias que antes viviam na Ilha de São José e demais comunidades ribeirinhas do município, vivem há menos de dois anos realocadas em três assentamentos Itapuã, Baixão e Santo Estevão, que foram visitados na manhã do ultimo sábado (17), pelo deputado estadual Zé Roberto.
“Somos recém-chegados e enfrentamos muitas dificuldades que já começam nas estradas que são mal feitas. Aqui nos falta transporte e principalmente água potável”, disse a presidente da Associação do Assentamento São Estevão, Daiane dos Reis.
De acordo com os assentados a falta de água atinge diretamente a produção dos alimentos. “Temos um ano e oito meses aqui e não conseguimos produzir nada, antes a gente sabia como produzir em nossas terras e vivíamos disso. Aqui não temos assistência técnica nenhuma, logo o Ceste vai embora e vamos ficar aqui com todos esses problemas e sem alimento”, frisou o assentado do Baixão, João da Cruz.
Além da falta de água, transporte, estradas e falta de assistência técnica para auxiliar na produção, os assentados também reclamaram do alto preço da energia.
“Eu acompanho e sei dos problemas de vocês. Vocês não pediram para construir essa barragem. A vida de vocês não deve ser igual ao que era, deve ser melhor. A relação que tinham com o local onde moravam não volta mais e é preciso recuperar e compensar o que perderam”, ressaltou o deputado Zé Roberto que se comprometeu em contribuir para amenizar os problemas vividos por estas famílias.
As visitas foram acompanhadas pelo pré-candidato a prefeito pelo PT de Babaçulândia, Altamiro Costa, e pelo vereador petista Cássio Brito.
Da assessoria do Dep. Zé Roberto