O município foi criado em 1988 por lei estadual, a partir do desmembramento de Marabá.
No início do mês, o deputado estadual Fernando Coimbra (PSD) apresentou projeto de plebiscito para que a população local diga se quer alterar o nome da cidade para Serra Leste.
O coronel Curió, à época major, combateu a guerrilha do Araguaia (1972-1975) nessa região. Ele foi denunciado neste mês pelo Ministério Público Federal, que o acusa do seqüestro de militantes políticos de esquerda durante a guerrilha. A Justiça Federal de primeira instância já rejeitou a ação, mas a Procuradoria anunciou que irá recorrer.
A notoriedade política de Curió no sudeste paraense veio com a atuação no garimpo de Serra Pelada, que fica em Curionópolis. Enviado na década de 80 pelo governo militar para administrar a lavra, ele se tornou uma liderança dos garimpeiros. Prefeito do município por dois mandatos (2000-2008), Curió foi cassado sob acusação de compra de votos e não mora mais na cidade.
O Ministério Público paraense já havia notificado Prefeitura e Câmara Municipal de Curionópolis pedindo providências para a mudança do nome. Uma lei federal de 1977 proíbe atribuir nome de pessoa viva a bem público. Deputados da região dizem acreditar na aprovação do projeto com folga. "É imoral uma cidade ter o nome de pessoa com uma história de truculência e violência", disse a deputada Bernadete ten Caten (PT), relatora do projeto em comissão da Casa.
Procurado, Curió não quis se manifestar.
Jornal Agora