Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Políticos Querem Tirar Nome do Major Curió de Cidade do Pará

Data do post: 22/03/2012 19:10:20 - Visualizações: (1392)

Lideranças políticas do sudeste do Pará querem mudar o nome da cidade de Curionópolis, desfazendo homenagem concedida pelo Estado na década de 1980 ao coronel reformado do Exército Sebastião Rodrigues Curió, conhecido como major “Curió”.

Uma das Ruas de Curionópolis          O município foi criado em 1988 por lei estadual, a partir do desmembramento de Marabá.

          No início do mês, o deputado estadual Fernando Coimbra (PSD) apresentou projeto de plebiscito para que a população local diga se quer alterar o nome da cidade para Serra Leste.

          O coronel Curió, à época major, combateu a guerrilha do Araguaia (1972-1975) nessa região. Ele foi denunciado neste mês pelo Ministério Público Federal, que o acusa do seqüestro de militantes políticos de esquerda durante a guerrilha. A Justiça Federal de primeira instância já rejeitou a ação, mas a Procuradoria anunciou que irá recorrer.

deputado estadual Fernando Coimbra (PSD)          A notoriedade política de Curió no sudeste paraense veio com a atuação no garimpo de Serra Pelada, que fica em Curionópolis. Enviado na década de 80 pelo governo militar para administrar a lavra, ele se tornou uma liderança dos garimpeiros. Prefeito do município por dois mandatos (2000-2008), Curió foi cassado sob acusação de compra de votos e não mora mais na cidade.

         O Ministério Público paraense já havia notificado Prefeitura e Câmara Municipal de Curionópolis pedindo providências para a mudança do nome. Uma lei federal de 1977 proíbe atribuir nome de pessoa viva a bem público. Deputados da região dizem acreditar na aprovação do projeto com folga. "É imoral uma cidade ter o nome de pessoa com uma história de truculência e violência", disse a deputada Bernadete ten Caten (PT), relatora do projeto em comissão da Casa.

        Procurado, Curió não quis se manifestar.

Jornal Agora

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.