A solenidade de assinatura aconteceu no centro de convivência social, e contou com a participação de centenas de munícipes, além dos secretários municipais, vereadores do prefeito Kleibson Belarmino e do vice-prefeito Pereirinha.
A parceria firmada entre o município e a embaixada do Japão, foi um convenio assinado onde serão doados para o posto de saúde do povoado Fortuna e para o Centro Municipal de Saúde Mãe Péta, que passou por uma ótima reforma dias atrás.
Pelo convênio a embaixada doará ao município um aparelho de ultra- sonografia, um eletrocardiograma, oito mesas, treze armários para escritório, vinte cadeiras fixas, quatro longarinas, quatro arquivos, quatro estantes, duas banquetas giratórias, duas geladeiras, oito aparelhos de ar condicionado, quatro armários vitrine e dois bebedouros.
No evento o representante e conselheiro da embaixada Yoshio Uchiyama que falou em nome do embaixador senhor Akira Miwa, fez um pequeno discurso, onde disse que era uma honra muito grande estar participando da cerimônia de assinatura da doação dos equipamentos à secretaria de saúde daquele município, e ressaltou ainda: “O município de Santa Terezinha possui um posto municipal de saúde na região central do município, e construiu um posto de atendimento no distrito de fortuna, em junho do ano passado, com intuito de oferecer diversos serviços a saúde à comunidade da zona rural. O empenho da prefeitura, na área da saúde, resultou no atendimento médico de muitos moradores da região, que devido a baixa renda necessitam dos serviços médicos gratuitos. Porém a carência da instalação de alguns equipamentos resultam no dispendioso deslocamento do paciente ao outras distantes unidades de saúde.
Assim o governo japonês, com a expectativa de contribuir na melhoria das instalações desses dois postos de saúde, atendeu a solicitação da secretaria de saúde e decidiu doar aproximadamente R$ 125 mil reais. O governo japonês oferece o programa de assistência a projetos comunitários que auxiliam ONG’S e instituições que desenvolvem atividade nas áreas de assistência social, de educação, de saúde, na área da segurança humana, a doação de hoje é fruto desse programa.
Com a concretização deste projeto, por meio da aquisição de um aparelho de ultrassonografia, um eletrocardiógrafo e mobiliários necessários para a realização de consultas médicas, espera-se aumentar e melhorar o atendimento dos pacientes, gratuitamente, por meio dos exames preventivos e dos diagnósticos das doenças detectadas em estágio inicial.
Por fim, faço sinceros votos de que a implementação deste projeto melhore ainda mais o ambiente social do município de Santa Terezinha e que as relações de amizade entre o Japão e o Brasil sejam ainda mais estreitas. Muito Obrigado!” Finalizou o conselheiro.
O prefeito Kleibson Belarmino também fez uso da palavra e em sua fala, após fazer os agradecimentos, afirmou que era uma satisfação estar celebrando aquele convênio, e que para viabilizar um desejo é preciso determinação para superar as fases burocráticas, inclusive Kleibson lembrou ainda que foram várias as ligações e contatos onde anteriormente outro representante da embaixada já havia visitado o município pra averiguar a situação. “Hoje estamos finalizando ou começando esse convênio formal pra receber esses aparelhos que serão de grande utilidade ao nosso município”. Citou o prefeito.
Kleibson também lembrou de que quando surgiu a idéia da parceria com a embaixada, ele ficou pensativo se realmente seria possível conveniar com a embaixada japonesa, e agora depois de todo o tramite estavam ali assinando o convenio.
O prefeito disse ainda no discurso que, “é um momento de crescimento estar recebendo alguém de tamanha importância vindo de um país tão importante do mundo global. Santa Terezinha hoje é mais uma prova de que estamos sendo diferentes em administração, e excelência no sentido de bons funcionários, que acreditam e buscam o desenvolvimento, tanto as parcerias com o convênio com estado, com o governo federal e hoje estamos indo além das fronteiras nacionais pra buscar parcerias junto ao Japão. Santa Terezinha é uma cidade jovem, mas, já temos grandes conquistas e vamos continuar buscando o melhor, buscando equipar nossos municípios com as instalações necessárias, com certeza o aparelho de ultra sonografia vai facilitar muito a vida das mães que precisavam se deslocar para Tocantinópolis ou Araguaína, com certeza vai melhorar muito o atendimento do sistema de saúde as famílias, quero agradecer e com uma salva de palmas vamos assinar os contratos”. Encerrou o discurso Kleibson.
Após a assinatura do contrato foi servido um almoço especial aos presentes, onde os representantes da embaixada puderam saborear a culinária local.
Terminado o almoço o prefeito levou o senhor Yoshio Uchiyama e Kentaro Morita para conhecerem as instalações de um dos grandes empreendimentos que existem no município, o Laticínio Hojuara que está em fase de construção. Os representantes da embaixada puderam ver como é feito o processo de coleta e beneficiamento do leite. Kleibson explicou aos visitantes que pretende fazer da região de Santa Terezinha um dos grandes fornecedores de produtos derivados do leite, não só do estado, mas, também do Brasil.
Antes da volta para Brasília os japoneses visitaram a sede da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Produção, onde foram informados dos projetos existentes naquela secretaria que beneficia os pequenos produtores rurais da região, e também experimentaram o suco feito da Cajá (Spondias mombin) que foi bastante apreciado pelos dois que o Secretário para Assuntos Agrícolas Kentaro Morita pediu mais informações sobre a fruta.
Vejam Abaixo mais fotos do evento: