Segundo a parlamentar, o esforço pela Educação brasileira precisa ser maior, com mais investimentos voltados tanto pela valorização profissional do professor quanto pela qualidade de ensino e esse empenho deve ocorrer independente de posição partidária. “Temos que reconhecer o que os municípios, estados e União vêm fazendo pela Educação, mas também temos que admitir que o esforço precisa ser maior. Precisamos firmar um pacto pela educação brasileira independente de posição partidária”, disse Dorinha.
Em seu pronunciamento, a Professora Dorinha voltou a defender os 10% do Produto Interno Bruto – PIB – para a Educação para melhorar a qualidade do ensino e valorizar o professor. “Professores de 23 estados paralisaram as suas atividades pedindo o cumprimento do Piso Nacional do Magistério. É preciso um investimento maciço na formação profissional para atrair mais professores e melhorar a qualidade de ensino. Um professor bem qualificado e bem remunerado trabalha melhor”, pontuou.
A deputada finalizou o seu discurso reforçando a necessidade do pacto suprapartidário para garantir uma educação de qualidade no Brasil. “Eu chamo a atenção pela necessidade de fazer esse pacto pela Educação. Gestores comprometidos fazem profissionais valorizados. Se for dada a oportunidade de uma educação de qualidade, as nossas crianças aprenderão mais e o nosso País será muito melhor”, disse.
Ascom/Gab. Dep. Professora Dorinha