Ontem o presidente do Superior Tribunal de Justiça de Desportiva (STJD), Rubens Approbato, despachou para Procuradoria do órgão o mandado de garantia com pedido de liminar protocolado pelo Araguaína, questionando o acordo extrajudicial que substitui a sentença do Pleno do STJD que tirou o Rio Branco (AC) da segunda fase e ainda o rebaixou para a Série “D”, em 2012.
Com isso, a Procuradoria terá dois dias para devolver o processo ao presidente com a manifestação sobre caso. A informação foi repassada pelo diretor jurídico do Araguaína, Israel Vasconcelos. Segundo ele, depois da manifestação da Procuradoria, o presidente Rubens Aprobatto dará um despacho dizendo se acata o pedido do Araguaína. "O importante é que o presidente pediu uma manifestação da Procuradoria. Agora é aguardar e torcer", disse o diretor, acrescentando que a própria Procuradoria do STJD, por meio do procurador Paulo Schmidt, foi quem denunciou o Rio Branco e pediu a exclusão do clube da Série “C” e, conseqüentemente, o seu rebaixamento. "Acho difícil a Procuradoria se manifestar pela confirmação do acordo", finalizou Vasconcelos.
Caso o time tocantinense seja reconduzido à competição, a entidade terá que divulgar uma nova tabela. O mandado de garantia foi impetrado no STJD no último dia 19 pelo advogado do clube, Osvaldo Sestário, que já foi presidente do Londrina (PR) e hoje representa várias equipes nos tribunais, como Vasco, Sport, Náutico, Santa Cruz, Avaí, Ceará, Guarani, Atlético Goianiense, Paysandu, entre outros clubes.
Julgamento
No primeiro julgamento, em outubro do ano passado, o Rio Branco já havia sido excluído do Brasileiro da Série C por ter entrado na Justiça Comum para obter a liberação do seu estádio, o Arena da Floresta, sem esgotar todas as instâncias da Justiça Desportiva. Com a punição, o time acreano caiu para o quinto lugar, o que garantiu a permanência do Araguaína, quarto colocado, na Série “C” deste ano. Ocorre que, segundo a CBF, o time acreano retirou a ação na Justiça Comum, e a entidade decidiu manter os pontos conquistados na primeira fase, retirando apenas os obtidos na segunda fase. Com a decisão, o Rio Branco recuperou os 16 pontos, fazendo com que o time tocantinense, que terminou com apenas um ponto, fosse rebaixado para o Brasileiro da Série “D”.
Tabela
A diretoria de competições da CBF divulgou, ontem, a tabela detalhada da competição. Além de definir as datas e horários dos confrontos da primeira fase, a entidade também confirmou a transmissão de um jogo por rodada pelo canal Sportv.
Com início previsto para o dia 26 de maio, a primeira fase será dividida em dois grupos de dez times e a competição terá duração de quase um semestre - já que terminará somente em 4 de novembro. No ano passado, as equipes foram divididas em quatro chaves de cinco clubes.
Agora os 20 clubes se enfrentarão dentro do próprio grupo, em turno e returno. Após as 18 rodadas, os quatro primeiros colocados de cada chave se classificarão para a 2ª fase, que será disputada no sistema de mata-mata. Os dois últimos colocados de cada grupo serão rebaixados à Série “D” de 2013.
Dinheiro
Outra grande mudança é com relação à verba. Pela primeira vez, a CBF dará um suporte financeiro aos clubes da Série “C”, com pagamentos de passagens e hospedagens das delegações. Além disso, as transmissões do Sportv devem proporcionar melhores patrocínios aos clubes.
Alô Esporte