No Rio Tocantins a fiscalização das embarcações é feita com freqüência pelo órgão responsável.
O piloto Marcio Martins Ribeiro de Imperatriz usa o Jet Ski praticamente todos os fins de semana para o lazer no Rio Tocantins. Marcio porta junto com o veículo a carteira de habilitação, que segundo o condutor é muito simples retirar, basta dirigir-se à Capitania dos Portos, órgão da Marinha em Imperatriz, participar de um curso de formação com aulas teóricas.
Além de fazer as aulas para pilotagem do Jet Ski, o motonauta alerta para outras medidas de segurança indispensáveis para os pilotos. A primeira delas é não ingerir bebidas alcoólicas durante a condução do veículo. A chave do Jet Ski também deve ficar presa ao piloto. Marcio enfatiza que não deixa de seguir essa medida. “Eu prendo o cordão da chave ao meu colete, caso eu caia do veículo, ele desliga automaticamente”.
O movimento de banhistas no Rio Tocantins ainda é pequeno por que as praias ainda estão submersas, mas quando aumentar o fluxo de pessoas no rio, outra precaução importante para evitar acidentes é manter uma distância de100 metrosda área reservada aos banhistas.
Imperatriz Noticias