Quarenta e oito detentos que cumprem pena em regime semiaberto na (Ursa), Unidade Prisional Feminina e Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) foram beneficiados ontem pela manhã com saída temporária de Páscoa.
Eles poderão passar o feriado com a família, mas devem retornar às unidades prisionais até as 18 horas da próxima terça-feira.
O benefício é concedido ao reeducando em regime semiaberto, que já tenha cumprido mais de um sexto da pena e possua bom comportamento carcerário. O preso que não retornar dentro do prazo estabelecido será considerado foragido e, se recapturado, pode ter sua pena regredida. Antes de deixarem as unidades prisionais, os detentos receberam cestas básicas.
A Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) não soube informar se outros detentos, principalmente de unidades do interior, receberão o benefício nesta semana.
Segundo juiz da Vara de Execuções Penais de Gurupi, Ademar Alves de Souza, até ontem nenhum pedido de saída temporária havia chegado até ele para ser analisado.
Benefício
Na tarde de ontem, as 48 reeducandas da Unidade Feminina de Palmas, localizada em Taquaralto, Sul de Palmas, receberam ovos de páscoa de presente. O benefício foi concedido pela Sejudh, Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). Já as quatro detentas que estão grávidas receberam kits de enxoval. Durante a visita, as reeducandas apresentaram os trabalhos manuais que desenvolvem na unidade.
Datas para saída
A saída temporária acontece em cinco datas durante o ano: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Finados e Natal, que compreende as vésperas do Natal até depois do Réveillon.
Isabelle Bento/JT