Seu PIB (Produto Interno Bruto) o 5º maior Estado, conforme dados do Idesp (Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará), de 2009, é de R$ 3.058.909.000.
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é 0,714, sendo considerado médio. A renda per capita do município, ainda segundo o último levantamento do Idesp é de R$ 15.064,88, sendo o principal centro socioeconômico do sudeste paraense e uma das cidades que mais crescem no Brasil.
Economia
O levantamento do Idesp aponta ainda que a principal alavanca econômica de Marabá é o setor de serviços, com participação de 67,47% no Valor Adicionado do município, cujas maiores atividades apontadas no relatório foram: comércio; serviços públicos; aluguel; transporte; e alimentação.
Seguido do setor da indústria (30,24%) com destaque à produção de ferro-gusa, indústria madeireira, fabricação de telhas e tijolos; e extração de manganês.
Na agropecuária – com contribuição de 2,29% no Valor Adicionado do município – Marabá apresenta um expressivo rebanho bovino; e, na agroindústria, têm participação expressiva o processamento de polpas, farinha de mandioca, beneficiamento de arroz e leite.
Mesmo assim, o município de Marabá perdeu uma posição no ranking do PIB em 2009, fato explicado, em grande parte, pela redução na atividade de indústria de transformação devido ao fechamento da maioria guseiras, em consequência da ausência de demanda em relação aos novos contratos de compra do ferro-gusa, influenciado pela crise financeira mundial, desencadeada naquele ano.
Vale ressaltar que Valor Adicionado (VA) é o que a atividade acrescenta aos bens e serviços consumidos no seu processo produtivo. É a contribuição ao Produto Interno Bruto pelas diversas atividades econômicas, obtida pela diferença entre o valor de produção e o consumo intermediário absorvido por essas atividades.
Indústria
Os indicadores do Idesp revelam ainda que Marabá representou 5,11% do VA da Indústria do Estado. No município se concentram as indústrias: madeireira, moveleira e a fabricação de tijolos e telhas. A sua principal atividade foi a indústria de transformação, com destaque para produção de ferro-gusa e derivados do aço, laticínios, matadouros e frigoríficos, além da agroindústria de beneficiamento de polpa de frutas e beneficiamento de arroz, fabricação de carrocerias e reboques para veículos automotores.
A Construção Civil também vem ganhando destaque no município devido aos investimentos que aconteceram, seja por parte do setor privado seja pelo setor governamental.
Serviços
Sobre o Valor Adicionado no Setor de Serviços, ainda de acordo com os números do Idesp, Marabá contribuiu com 5,24% dos serviços do Estado e 49,24% da Região de Carajás. No município, as atividades que se destacam são: comércio, administração pública, aluguel e transporte. O comércio do município representa 80% da atividade na Região de Carajás, considerado o maior distribuidor comercial da região e se destacando com os segmentos de comércio atacadista de combustíveis, comércio atacadista de produtos da extração mineral e comércio a varejo de automóveis.
Eleutério Gomes/CT Online