No mesmo dia do afastamento os vereadores deram posse ao Vice, José de Arimatéia Coelho Damasceno, mais popularmente conhecido como “Ari“.
Após tomar posse José de Arimatéia começou a colocar um pouco de ordem na casa, onde em um dos seus atos deu posse no dia 29 de Fevereiro como secretário de administração o senhor Gilmar Alves Castro conhecido como “Castro do PT” da cidade de Angico.
26 dias depois de ser empossado, José de Arimatéia teve que pedir afastamento por motivos de saúde, em seu lugar assumiu o presidente da Câmara Antonio Alves de Araújo, conhecido popularmente como “Antonio Novato”.
A entrada de Novato no comando da prefeitura coincidiu com a também saída do secretário de administração Castro que por sua já conhecida competência foi nomeado como chefe para Unidade do INCRA em Araguaína. Mesmo com essa baixa Antonio começou a arregaçar as mangas, e sabedor dos problemas começou a fazer o levantamento do patrimônio da prefeitura.
Em entrevista Novato nos relatou: “Estou resgatando o patrimônio do município que está em outras cidades. Para vocês terem uma idéia da irresponsabilidade dos ex-gestores, cito uma ambulância que encontramos em Araguaína escondida a mais de ano em um lava jato denominado Chumbinho, trouxemos ela na semana passada para cá, a ambulância estava lá parada, mais funcionando normalmente. Também descobrimos na mesma cidade uma van tipo “Besta”, que ficou largada em uma oficina por muito tempo e cansados de esperar por uma posição da gestora o proprietário tirou do pátio deles e largaram no estacionamento de uma Igreja já sem a caixa de marcha, vamos fazer o levantamento do que falta para tentarmos trazer esse carro em pleno funcionamento para a cidade”. Relatou Novato.
O atual prefeito contou ainda que na cidade de Imperatriz-MA. Descobriram também que foi largado um Micro-ônibus na frente da Churrascaria Boi na Brasa. “Fomos atrás, imaginem o tanto que serviria um micro-ônibus para este município!, só que já haviam rebocado o veículo e estamos investigando seu paradeiro”. Disse o prefeito.
Segundo Antonio Novato, outro veículo da frota da prefeitura de Luzinópolis foi encontrado abandonado em uma oficina na cidade de Tocantinópolis, mais precisamente na “Oficina do Dim”. “É um gol, pouco foi gasto nele e já conseguimos trazer pra cidade rodando normal”. Completou Antonio.
Perguntamos sobre o andamento das casas do programa Pró-moradia, que os munícipes reclamavam que o projeto estava parado a mais de ano, e o prefeito nos informou que já convocou os responsáveis pelas obras, e que já conseguiu a liberação do recurso para reiniciar a construção dessas 30 casas.
Indagamos a Antonio Novato sobre a construção da creche, que em todas as cidades da região a de seu município é a que se encontra com as obras mais atrasadas, e em resposta Novato disse: “Já convoquei o engenheiro e o dono da construtora pra entrarmos em negociação para retomada das obras ou fazer o destrato do contrato, e procurar uma outra construtora, nesta terça-feira (10), teremos uma posição se retomamos ou faremos o destrato”. Concluiu Novato
Sobre os débitos com fornecedores Antonio relatou que desde quando ele assumiu, somente um fornecedor do próprio município procurou a Prefeitura para receber, o prefeito disse ainda que encontrou várias empresas contratadas sem passarem por licitação. “Algumas empresas de fora da cidade estão nos procurando para receber, inclusive um empresário de uma banda veio para receber o pagamento de uma festa do carnaval que não existiu, o empresário alegou que teríamos que pagar assim mesmo, perguntei sobre o contrato e ele não tinha em mãos, procuramos e não encontramos a cópia do contrato na prefeitura, sem contrato fica muito difícil, e ainda mais que não teve festa alguma na cidade no período”.
O prefeito disse que realizou um verdadeiro mutirão para fazer a limpeza das ruas do município, e que na hora que terminou o serviço, tratou logo de pagar os diaristas que trabalharam.
"Cortei vários gastos desnecessários, dentre eles os de combustíveis que eram exorbitantes e cortamos cerca de 50% do que era gasto antes, as diárias também foram canceladas provisoriamente. Com a economia conseguimos pela primeira vez antecipar a folha de pagamento do funcionalismo, pagamos antes do 5º dia útil". Explicou o gestor.
Novato citou ainda que foram encontrados escanchados nas têtas da prefeitura vários funcionários fantasmas, inclusive dois destes devolveram o pagamento depositado em suas contas no mês de janeiro, e sua equipe está investigando outros que constam como funcionários.
Obtivemos cópias da notificação extrajudicial encaminhada por os dois funcionários. Um dos documentos está no nome de Arnaldo Pereira Bringel e na notificação encaminhado à prefeitura o mesmo alegava que havia sido exonerado do cargo no dia 30 de Dezembro ultimo. (Clique Aqui Para Ver Cópia do Documento).
O outro funcionário bom samaritano chama-se Kleyton Santos Monteiro e também fez o mesmo, enviou documento para a devolução do pagamento do ultimo Janeiro. O mais engraçado disso tudo é que ninguém sabe onde os dois trabalhavam a maioria dos funcionários já existentes no município nem se quer sabem quem são eles.
O novo gestor fez questão de lembrar que chegou um ônibus para uso do município a mais ou menos 60 dias, e mesmo após receber o veículo oficialmente a ex-gestora não teve a preocupação se quer de assinar a nota de empenho para pagamento da empresa que forneceu o ônibus, e o ultimo prazo para pagamento foi dia 23 de Março. “A empresa agora está ameaçando de vir buscar por falta de pagamento, mais aqui não encontramos nota fiscal nem contrato assinado, por esse motivo o pagamento não foi efetuado, já registramos um boletim de ocorrência relatando os fatos, o dinheiro está na conta só precisamos do contrato assinado para efetuar o pagamento”.
Outro fato exposto por Novato é de que, como alguns secretários da gestão anterior sabiam que seriam exonerados trataram de deletar todos os arquivos dos computadores e deixaram os cargos sem informar nada, a única secretária que repassou todos os dados pertinentes a seu cargo foi Celiana Borges Parente que respondia pela Secretaria de Assistência Social.
Câmara Municipal
Como Novato foi empossado prefeito, em seu lugar na câmara assumiu Dorival Marques de Abreu o “Dorival” como todos o conhecem na cidade, este, sempre apoiou as iniciativas dos vereadores de por fim a gestão fraudulenta anterior.
Com o fim da novela da CPI, Antonio Novato agora conta com o apoio dos nove vereadores, da casa, inclusive na sessão desta ultima segunda-feira (9), que foi a primeira do mês de Março, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de autoria do Vereador João Luiz Marques Araújo que concede aumento de 21% para os servidores municipais, que desde 2008 viviam com o mesmo salário defasado.
O prefeito Antonio Novato disse no final da entrevista que já está realizando estudos para viabilizar o aumento dos salários professores do magistério para assim igualar ao piso do restante do país que é de R$ 1.451,00.