Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins Indica Alternativas ao Uso do Fogo no Sul do Estado

Data do post: 27/09/2015 21:25:46 - Visualizações: (765)

Incêndios, queimadas controladas, benefícios e malefícios do fogo, esses foram os temas abordados pela equipe do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) em Formoso do Araguaia, a 327 km de Palmas, durante palestra ministrada no Projeto de Assentamento Lagoa da Onça, na manhã desta sexta-feira, 25.

Foto: DivulgaçãoA iniciativa tem como objetivo coibir os incêndios nas unidades de conservação e fomentar alternativas ao uso do fogo na pastagem, principal causadora de queimadas no Bioma Cerrado, além de orientar os agricultores familiares sobre as práticas sustentáveis de produção, tais como os Sistemas Agroflorestais (SAF’s).

De acordo com o engenheiro ambiental do Ruraltins, Alessandro Neves, a intenção é demonstrar para o pequeno produtor outras práticas que podem ser utilizadas.  “Há alternativas que, se adotadas, podem gerar não só um ganho ambiental como também o econômico, gerando renda. E uma dessas opções  é investir na apicultura, no sistema agroflorestal e recuperação de pastagem”, disse.

Alessandro Neves acrescenta que essa ação integra a programação do Projeto Cerrado-Jalapão, na qual oito municípios tidos como prioritários estão inseridos, sendo  Dueré, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Mateiros, Novo Acordo, Pium, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins.

“Um estudo realizado apontou que nesses  municípios  se concentram um alto índice de calor, e historicamente são os que concentram o maior número de queimadas”, acrescentou.

Após essa etapa de orientação, o engenheiro ambiental informa ainda que serão realizadas outras ações no sentido de capacitar os produtores para a produção sustentável e geração de renda.

As palestras realizadas no PA Lagoa da Onça foram ministradas pelo extensionista do Ruraltins em Formoso do Araguaia, Fábio Oliveira, e pelo representante do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), Vantuir Javaé.

A mesma ação acontecerá em Pium, no próximo dia 29, e Lagoa da Confusão, no dia 1º de outubro, encerrando assim o ciclo de encontros.

Projeto Cerrado-Jalapão

No intuito de unir forças para a redução dos desmatamentos e das queimadas no Cerrado, os governos do Brasil e da Alemanha, criaram o Projeto de Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais no Cerrado, nomeado simplesmente de Projeto Cerrado-Jalapão, por beneficiar diretamente as unidades de conservação do Corredor Ecológico da região do Jalapão e municípios localizados no entorno dessas unidades.

O projeto, promovido entre o governo brasileiro e o governo alemão, tem como parceiros na implantação o Ibama/Prevfogo, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Ruraltins, a Embrapa, o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidades (ICMBio) e a Cooperação Técnica Alemã (GIZ).

Fonte: Alaides Cardoso/Governo do Tocantins

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.