Com o objetivo de integrar sociedade, alunos e colaboradores envolvidos no projeto da Escolinha de Futebol do 1º Batalhão da Polícia Militar - BPM, foi realizado um café da manhã neste domingo, 27, nas dependências do campo da referida Unidade.
O projeto, que atende cerca de 400 crianças de seis a 17 anos, é coordenado pelo sargento Manoel Messias Luiz Tavares. Para ele “o principal foco é trazer a família para participar do que acontece dentro do projeto, pois a intenção é mostrar aos pais e à sociedade os benefícios do esporte para a vida das crianças como prevenção contra as drogas, evitar a evasão escolar, bem como promover efetivamente a inclusão social”, explicou o sargento. Ele destacou ainda que o projeto já existe há dez anos, sendo implantado quando o atual Comandante Geral, coronel Glauber de Oliveira Santos, era o comandante do 1º BPM, em 2005.
A secretária do Trabalho e Assistência Social (Setas), tenente coronel da Polícia Militar Patrícia Rodrigues do Amaral, representando a Deputada Federal e Primeira Dama Dulce Miranda, relembrou que acompanha o projeto há 10 anos, e frisou a importância do projeto para a comunidade, uma vez que a Polícia Militar não se preocupa apenas em promover a segurança, mas também a prevenção através do esporte.
Em suas palavras, o Comandante Geral parabenizou a equipe do projeto na pessoa do sargento Messias e agradeceu aos pais dos alunos pela confiança e parceria. Ele ainda anunciou a ampliação do espaço para o desenvolvimento das atividades no campo de futebol do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, notícia que foi muito bem recebida pelos alunos.
Para a mãe de aluno, Jusleia Fernandes, ver seu filho participando do projeto é motivo de muito orgulho e satisfação. “Meu filho já está há dois anos na escolinha e no começo isso ajudou ele a superar o difícil momento da minha separação com o pai dele. Hoje ele está bem mais tranquilo e disciplinado. Os coordenadores não só são técnicos, são pessoas que ajudam também na parte emocional das crianças”, relatou Jusleia.
O senhor Gilmar Ferreira Amorim, que tem um filho de 14 anos na escolinha, ressalta que os resultados são muito positivos. “Meu filho hoje é bem mais comportado e estudioso. O efeito sobre ele tem sido cada dia melhor em todos os sentidos”, afirmou Gilmar.
Depois do café da manhã, os presentes participaram da rifa de um tablet e os alunos puderam jogar bola e se divertir competindo entre si.