Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Profissionais se Reúnem Para Fortalecer Atenção à Saúde

Data do post: 27/09/2015 21:37:18 - Visualizações: (602)

Aconteceu nesta sexta-feira, 25, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado, em Palmas, o Fórum Interno de Rede de Atenção à Saúde do Tocantins, que reúne técnicos e gestores de serviços da rede pública de saúde para atualizar e discutir estratégias de fortalecimento e reformulação das redes de atenção no Estado.

Frederick Borges / Governo do TocantinsNa abertura do evento, o subsecretário Gustavo Bottos, representando o secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha, destacou a importância da iniciativa da Sesau com objetivo de organizar os serviços e ações regionalizadas, com vistas a oferecer um cuidado integral ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós temos que aproveitar esse momento para observar como o sistema funciona hoje e de  qual  forma nós estamos executando o serviço, verificar se isso atende as necessidades da população, que é o que realmente importa. Nós, da Secretaria de Saúde, já estamos trabalhando para aprimorar o Sistema. Hoje, temos áreas que são de excelência, a exemplo da Vigilância e da Hemorrede, e também temos outras que precisamos melhorar, por isso estamos aqui. Às vezes as melhorias não dependem apenas de recursos financeiros, mas de um alinhamento entre a gestão e o corpo técnico que executa a ação”, disse o subsecretário.

A enfermeira e técnica de Políticas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Maria Luiza Salazar Freire, em sua palestra “O agir compartilhado na operacionalização da rede”, destacou os avanços na Saúde do Estado e importância da convergência e das ações estratégicas. Se não está dando certo da forma que está sendo feito, fica claro que é preciso fazer diferente. Temos que trabalhar e acreditar que pode haver mudança porque o cenário um dia já foi pior. Quando o Estado surgiu, nós só tínhamos 20 pontos de atenção à saúde e 60 leitos hospitalares para população de quase 900 mil habitantes. Hoje o cenário é outro, temos um aumento da cobertura de atenção básica, subimos de 60 para 2.300 leitos e de 20 para 490 pontos de atenção à saúde”, disse a técnica.

Participando da mesa redonda com o tema “Integração, instrumento necessário para operacionalização da Rede de Atenção a Saúde”, secretária executiva de Promoção da Saúde do município de Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco), Gessyanne Vale Paulino, reforçou a importância de atender a integralidade, que é um princípio do SUS. Temos que visar a integralidade dentro da rede de cuidado, trabalhar na promoção da saúde, que nos coloca o desafio de pensar diferente, com a necessidade de incluir a abordagem individual e coletiva da saúde. O caminho da integração é feito no dia a dia, no diálogo entre as áreas, com planejamento e programação integrados nas ações individuais e coletivas”, destacou.

Também participando do debate, a assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Zélia Lins, disse que é preciso observar o processo de transição do SUS e a importância das redes. “Nós precisamos ter um sistema integrado de atenção à saúde e para isso precisamos ter a redes, cada nível em comunicação permanente, para que elas funcionem cada vez melhor”, informou.

O apoiador descentralizado do Ministério da Saúde, Daniel Zemuner, aproveitou a oportunidade para destacar que “neste ano de cortes, precisamos focar nas prioridades e utilizar melhor os recursos”.

Também participando do debate, Liliana Fava, superintendente de Vigilância, Promoção e Proteção da Saúde, reforçou que a integração dos entes, dos centros de atenção, é fundamental para a integralidade do cuidado. “E um dos pontos que precisamos aprimorar é o diálogo”, reforçou.

Redes no Tocantins

Atualmente o Tocantins vem trabalhando para implantar e implementar as Redes de Atenção à Saúde (RAS) em seu território. No Estado, as redes que se encontram neste processo são as Redes Cegonha, Rede de Atenção Oncológica, Rede de Urgência e Emergência, Rede de Atenção Psicossocial e Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. Vale lembra que todas as redes devem seguir critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que orientam como a programação dos serviços de saúde deve ser pensada a partir das necessidades de saúde dos usuários.

Programação continua

O Fórum da Saúde tem como tema “A (Re) engrenagem e a Integração para a Operacionalização da Rede de Atenção à Saúde no Tocantins” e segue durante a tarde com palestras e debates. Às 14 horas haverá a mesa redonda: Gestão e Organização da Rede de Atenção à Saúde no Tocantins com as palestras: Situação Atual das Redes Temáticas: Desafios e Perspectivas para 2016; Análise da RAS no Tocantins: Mostra dos Resultados da Oficina de Redes de 2014 e Desafios e Perspectivas da Gestão Do SUS na Operacionalização da RAS no Tocantins.

Fonte: Sara Cardoso/ Governo do Tocantins

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.