Acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro, em Porto Nacional e Paraíso do Tocantins, o segundo módulo do curso de formação para extensionistas rurais, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).
Nesta fase, duas importantes áreas da assistência técnica e extensão rural serão trabalhadas: a social e ambiental. Em Paraíso do Tocantins, o encontro acontecerá no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), onde 11 técnicos da área ambiental serão treinados. O encontro traz profissionais com formação em engenharia ambiental e engenharia florestal que atuam nos escritórios regionais de Araguaína, Araguatins, Gurupi, Miracema, Taguatinga, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins.
A capacitação será dividida em dois momentos, sendo um teórico e outro prático, com procedimentos e processos de atuação da área específica, tais como: reserva legal, áreas de preservação permanente e área consolidada.
Já em Porto Nacional, serão capacitados 19 técnicos da área social abrangendo os profissionais com formação em serviço social e economista doméstico, atuantes nas sete regionais do órgão. Durante o curso, os participantes receberão informações sobre o papel da Área Social na Extensão Rural.
Para a extensionista Cássia Medrado Araújo Costa, lotada na sede do Ruraltins, em Palmas, esse é um momento muito importante. “É a oportunidade que temos de nos aprofundar e provocar um debate sobre o papel da área social, dentro da extensão rural”, comentou.
Extensão Rural
Assistência técnica e extensão rural tem como função a inclusão social, produtiva e ambiental das famílias rurais em um processo que é educativo, de geração de renda e de criação de novos postos de trabalho no meio rural.
Cerca de 20 mil produtores rurais são beneficiados pelos serviços dos extensionistas, sendo mais de 80% agricultores familiares e os demais pequenos, médios e grandes produtores rurais, que de forma sustentável, fazem com que os alimentos cheguem à mesa do consumidor com mais qualidade.