Embarcações usavam irregularmente autorização para a pesca de camarão. Produto apreendido será doado para o Fundo Municipal de Educação.
Cerca de 30 toneladas de pescado foram apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Belém, nesta terça-feira (29). Três embarcações, que estavam utilizando irregularmente autorização para a pesca de camarão, serão autuadas e tiveram o material apreendido.
Os barcos também estavam com o sistema de monitoramento via satélite, utilizado para rastrear os locais de pesca, desligados, e sem o sistema de escape de tartaruga. O material apreendido será doado para a Marinha do Brasil e, a maior parte, para o Fundo Municipal de Educação de Belém.
O porto estava embargado, impossibilitado de desembarcar e de beneficiar pescado, desde a operação "Perigo Aviário", a qual visa reduzir os riscos de acidentes na área de segurança do Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, na capital paraense.
Após a pesagem do pescado, será lavrada a multa, cujo montante será de, no mínimo, R$ 600 mil. "Nós mantemos esse trabalho constante em função do estoque e do abastecimento do pescado para a população. Vamos intensificar essas fiscalizações para reduzir as infrações", enfatizou Paulo Maués, chefe da Divisão Técnico Ambiental do Ibama/Pa.