Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Defesa Civil Celebra Conquistas e Projeta Ações Para 2016

Data do post: 05/10/2015 19:18:20 - Visualizações: (494)

Com uma equipe composta por bombeiros militares, engenheiros e técnicos ligados à prevenção de desastres, a Defesa Civil Estadual comemora, na data do aniversário do Tocantins, avanços significativos referentes ao combate às queimadas e aos desastres naturais. Somente este ano, 523 pessoas foram capacitadas para atuar como brigadistas em 31 municípios tocantinenses.

Foto: DivulgaçãoTambém em 2015, o órgão ampliou seu efetivo, aumentou o número de capacitações de brigadistas e realizou um grande evento técnico direcionado à transmissão de conhecimento para os representantes dos 139 municípios tocantinenses. Todos os esforços foram intensificados para minimizar os efeitos causados pelo período da estiagem que atinge o Tocantins principalmente na região sudeste do Estado, que sofre com as intempéries climáticas e os efeitos nocivos das queimadas.

Sala de Situação

Em março passado, por meio de um convênio com a Agência Nacional da Água (ANA), a Defesa Civil inaugurou a Sala de Situação, responsável pelo monitoramento dos quatro reservatórios das usinas hidrelétricas presentes no Estado, dos municípios em situação de estiagem ou em regiões propícias a enchentes, como também dos focos de calor e incidência de queimadas. Instalada em 2007, durante a gestão do governador Marcelo Miranda, a sala recebeu investimentos em equipamentos e mobiliários e integra equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Defesa Civil Estadual.

De acordo com o superintendente estadual de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel bombeiro Peterson Ornelas, os investimentos realizados pela atual gestão reforçam a preocupação do Governo do Estado em prevenir e minimizar os efeitos causados pelos desastres ambientais, como também evitar possíveis acidentes com veículos de carga de produtos perigosos. “Nosso efetivo passou por um processo de investimentos tanto na equipe técnica como também nas realizações de treinamentos e palestras educacionais para a população tocantinense”, afirmou.

Ainda segundo o superintendente, a realização do 1º Fórum Estadual da Defesa Civil, realizado em setembro passado, contou com a presença de representantes dos 139 municípios tocantinenses e fortaleceu o trabalho de atuação do órgão junto à população. “Muitas vezes a comunidade imagina que a atuação da Defesa Civil é apenas de combate. Mas nosso trabalho é muito mais que isso. Nosso efetivo é responsável por articular e coordenar equipes técnicas e militares no combate a qualquer incidente que possa causar danos ao Meio Ambiente, prejuízo ao patrimônio público e privado, como também que oferecer risco de vida para as pessoas. Para isso, o diálogo e articulação junto a todos os municípios é indispensável”, afirmou.

Ações Educativas

Para 2016, a Defesa Civil Estadual prepara uma ação que vai envolver a classe estudantil tocantinense. Com uma proposta de inserir temas transversais no currículo escolar de estudantes dos ensinos fundamental e médio, o órgão vai iniciar um ciclo de palestras, atividades lúdicas e apresentações teatrais visando preparar o estudante tocantinense a identificar, notificar e orientar a população sobre como agir frente a um possível desastre ambiental. “Pretendemos fortalecer os nossos vínculos de comunicação junto os moradores de todos os municípios tocantinenses. Nossa meta é utilizar redes sociais, mobilizar grupos sociais, lideranças comunitárias e toda a classe estudantil na identificação e notificação de qualquer incidente que possa causar danos ao meio ambiente e à população”, afirmou o superintendente Ornelas.

Fonte: Wherbert Araújo / Governo do Tocantins

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.