Estudante pertence a rede estadual de ensino Barcelar Portela. Escola fica situada no bairro da Jordoa, em São Luís.
Os estudantes da Bacelar Portela, uma das maiores escolas da rede estadual de ensino em São Luís, estão vivendo em um clima de grande insegurança dentro da instituição. Sem nenhuma proteção, a escola e os alunos tem virado constantemente alvo de criminosos. Como foi o caso de uma discente do curso de eletrotécnica que na segunda-feira (5) foi abordada por um assaltante dentro do banheiro da escola.
Ela que prefere não se identificar diz que o criminoso estava armado quando anunciou o assalto. “Ele tava pendurado no muro. Aí quando eu entrei no banheiro ele desceu, ele pulou e pegou meu celular. Ele estava armado”, relatou.
O caso gerou grande revolta entre os alunos, que cobram mais segurança no local. A aluna Gisele Gomes Ferreira diz que a escola não possui nenhum tipo de segurança. “Não tem segurança tanto dentro quanto fora não tem nenhuma segurança para os alunos. Porque não basta só ter o ensino. É preciso ter também a segurança para os alunos poderem estudar melhor”, revelou.
Sobre a situação na escola Bacelar Portela, a Secretaria de Estado da Educação informou que uma equipe da segurança escolar será deslocada para a escola a fim de fazer o levantamento da situação e tomar as providências. A Secretaria de Segurança Pública informou que equipes do 9º Batalhão da Polícia Militar realizam o patrulhamento em todo o bairro da Jordoa, Ivar Saldanha e adjacências e que equipes do Grupo Tático Móvel vão intensificar as rondas nas proximidades da instituição.