Ao longo dos anos, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins vem avançando nas melhorias dos serviços oferecidos à população carente do Tocantins. Mais um passo rumo ao avanço e desenvolvimento, a DPE-TO- Defensoria Pública do Estado do Tocantins acaba de lançar a sua marca institucional.
De acordo com a chefe da Assessoria de Comunicação da DPE-TO, Nicéia Menegon, a marca surge a partir da necessidade de firmar a identidade da Instituição e de estar mais próxima do cidadão e sociedade. “A síntese do nome da instituição DPE-TO já vinha sendo trabalhado no jornalismo institucional e, agora como marca, traz um conceito que evidencia por meio da sigla e símbolos o compromisso da Instituição em estar mais presente na vida do cidadão e se projetar para o futuro”, explica.
Segundo ela, a utilização da marca ocorrerá de maneira gradual e sem custos adicionais nas peças de comunicação internas e externas. “Aos poucos, todos perceberão que as mudanças visuais trarão uma nova ambientação, mais leve, dinâmica e forte”, acredita. Já o Brasão da Instituição continua o mesmo, mudando apenas seu posicionamento, pois torna-se o símbolo maior da Defensoria Pública, adotando caráter exclusivamente oficial.
A marca foi desenvolvida pela equipe da Assessoria de Comunicação da DPE-TO, sem ônus extra para a Instituição. Coordenador de Publicidade da Defensoria Pública, Vinicius de Sá conta que a criação da marca DPE-TO ocorreu da necessidade de posicionar a Instituição frente às outras Defensorias Públicas do País, de outros órgãos da administração pública e do sistema judiciário. “O processo de criação foi um esforço da comunicação em conjunto, embasado em pesquisa de linguagem, ícones, cores e fontes que subsidiaram a construção da marca que representasse a Instituição com maior clareza e eficiência para os seus públicos de interesse”, explica.
Para ele, o resultado foi uma marca sólida com a representação do nome através de sigla. “A interação era de que se transmitisse a mensagem de forma rápida e eficiente. As setas se complementam indicando a visão de futuro, fazendo alusão a uma instituição que planeja, é ágil, célere e eficiente”, conclui.
Credibilidade
A utilização de marcas tem sido cada vez mais frequentes nas Defensorias Públicas do País, garantindo mais credibilidade às instituições e avanço nos serviços oferecidos. De acordo com o defensor público-geral, Marlon Costa Luz Amorim, o Tocantins também adota uma marca que possibilitará uma identidade visual mais moderna, clara e objetiva. “Precisamos estar atentos, focados e, acima de tudo, dispostos a observar a tendência de introduzir novidades que acrescentem valor positivo também na qualidade visual da Instituição. Nossa busca é a funcionalidade e a conexão com o nosso público-alvo”, afirma. Ainda de acordo com o Defensor Público Geral, o papel da Defensoria Pública vai um pouco mais além de assegurar os direitos dos cidadãos carentes do Tocantins. “A Instituição se preocupa com todas as etapas do caminho da promoção do acesso à Justiça para o cidadão, ou seja, o cidadão precisa conhecer seus direitos, buscá-los e garanti-los”.
Para a Corregedora-Geral da DPE-TO, a defensora pública Estellamaris Postal, a criação da marca reforça o avanço da Instituição, sem deixar de registrar as importantes conquistas passadas. “Que seus Membros e Servidores não se deixem abandonar em suas memórias todas as batalhas vencidas, travadas pela Defensoria Pública do Estado, bem como, as fatigantes e indeléveis conquistas. Desse modo, uma marca que evidencia as siglas da Instituição vem reforçar a atuação de uma das melhores Defensorias Públicas do Brasil”, considera.