A Polícia Militar do Tocantins realiza, entre os dias 9 e 13 de outubro, a Operação Nossa Senhora Aparecida, com o objetivo de intensificar a ação, por meio do policiamento ostensivo e preventivo, visando à elevação da sensação de segurança da sociedade tocantinense.
O Comando de Policiamento Especializado (CPE) da PMTO, integrado pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Batalhão de Polícia Militar Rodoviário Estadual e de Divisas (BPMRED) e Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE), irá intensificar abordagens nas rodovias, nas estradas vicinais no interior e nas áreas metropolitanas de todo o Estado.
De acordo com o comandante do CPE, o tenente-coronel Wagner Vieira da Cunha, esta operação prima pela localização e apreensão de armas, entorpecentes de qualquer natureza, objetos roubados e/ou furtados, identificação de irregularidades veiculares e na área do meio ambiente. “O foco da operação se concentra em atuar de forma incisiva no sentido de prevenir, durante todo o feriado, ações criminais e acidentes de trânsito", disse. As ações desenvolvidas estão voltadas à garantia da segurança das pessoas, preservando-lhes a integridade física e assegurando ainda a integridade do patrimônio particular e público.
Para uma viagem tranquila, a Polícia Militar registra alguns cuidados que devem ser observados pelo condutor: Usar o cinto de segurança; se for dirigir, não beber; verificar as condições do veículo e ficar atento à via, dirigir sempre dentro da velocidade estipulada; observar e respeitar a sinalização de trânsito; utilizar a cadeirinha para crianças no banco de trás e não ultrapassar em faixa contínua.
Ao deixar a casa, recomenda-se não comentar sobre sua viagem com pessoas estranhas; comunicar sua ausência a um vizinho de confiança. No caso de ausências prolongadas, é aconselhável pedir a um parente para visitar sua casa para demonstrar a presença de pessoas; não deixar luzes acesas durante o dia; manter o quintal ou jardim limpos, a fim de evitar aspecto de abandono; desligar a campainha, assim, você deixa em dúvida quem vier a usá-la somente para verificar se há alguém em casa.
A PM alerta ainda que, caso alguma pessoa seja identificada em situação suspeita, a população deve ligar no 190 e repassar as características da pessoa envolvida que uma equipe realizará a averiguação.