Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Vereadores Derrubam Projeto que Visava Criar Regime Previdenciário Próprio em Tocantinópolis

Data do post: 10/10/2015 09:31:33 - Visualizações: (2291)

Sessão contou coma presença de 10 dos 11 camaristas, e na votação o placar saiu 6 a 3. Para não deixar de graça, Fabion Perseguidor troca o seu líder de Governo na casa de leis, saiu Zullias que votou contra o projeto e entra Zé Raimundo do Dertins que votou a favor.

imagem do site www.tocnoticias.com.br

imagem do site www.tocnoticias.com.brCom a presença de 10 vereadores da casa, a sessão que definiu se o município de Tocantinópolis teria ou não um regime próprio de previdência própria, aconteceu na noite desta ultima sexta-feira (9), e foi marcado pela pequena presença de alguns servidores municipais.

No início da sessão foi lido um ofício oriundo do executivo no qual o prefeito solicitou que fosse trocado o seu líder na casa de leis, tirando o atual Zullias Amoury e fosse colocado no lugar o vereador Zé Raimundo do Dertins, o que causou estranheza ao agora ex-líder Amoury. A atitude do gestor ao que tudo indica foi tomada em retaliação ao voto contrário de Zullias no projeto de previdência própria que era o sonho agora um pouco mais distante de Fabion.

imagem do site www.tocnoticias.com.brNa sequencia o Vereador Mardônio Vilanova em discurso na tribuna, disse que ficou constrangido com a ultima sessão no qual ele havia pedido que fosse retirada a votação do projeto por falta dos outros 4 vereadores, e que foi ignorado seu pedido pelo presidente da câmara.

O vereador Gideon Lourenço deu explicações do porque ter faltado nas sessões anteriores e no inicio de sua fala já foi logo avisando que é contra o projeto de previdência porque ele tem vários anos de serviços prestados no INSS e sabe que tal projeto não dá certo para um município que só tem pouco mais de 500 servidores concursados, pois os gastos são grandes ante aos valores que seriam arrecadados. "Voto contra porque esse projeto é um tiro no pé do servidor e não vou compactuar com esse tiro". Disse Gideon.
Assista no vídeo abaixo a fala de Gideon quanto a seu voto:

Francisco de Assis que também é contra o projeto, defendeu o agora ex-líder do governo  Fabion dizendo: "A troca do líder do Governo nesta casa, mostra uma insatisfação muito grande por parte do prefeito. O vereador Zullias sempre defendeu esse atual prefeito, e creio que ainda vai defender mesmo perdendo a liderança, mais isso mostra que com ele você tem que comer na taba,  tem que ser do jeito que ele quer! Se não for do jeito que ele quer não presta. Ele tira ele bota, ele faz tudo. E isso eu já falei, ele é o décimo segundo vereador. Seu prefeito respeite seus companheiros, companheiros históricos como o ex-presidente desta casa vereador Zullias, que nunca deixou lhe faltar, já lhe ajudou muito nesta casa". Defendeu Francisco.

Veja o discurso de Francisco no vídeo abaixo:

imagem do site www.tocnoticias.com.brZullias discursou na sequencia e disse que jamais esperava uma atitude dessa vinda do prefeito Fabion, já que ele por muitas vezes discutiu com os vereadores da oposição, citando como exemplo o vereador Mardônio Vilanova. "Hoje eu senti na pele, eu nunca tinha votado contra o meu grupo político, mais é porque toda vez que eu votava eu entendia que estava votando corretamente, e por eu não concordar pela forma feita pelo prefeito municipal Fabion Gomes 'meu amigo', que é um dos melhores prefeitos da região, mais errou em não ouvir o líder dele que é o Zullias. E eu voto conforme a minha consciência, eu sou pedagogo, sou professor com duas pós-graduação, eu preciso ser respeitado, e está a resposta aqui já, saí da liderança, não tem nada não, eu preciso é do povo, e preciso também do prefeito, mais pelo que ele fez não precisa mais de mim. Um companheiro não faz isso nunca! Um homem, que durante minha vida pública de 20 anos, vossa excelência Mardônio quantas vezes briguei com vossa excelência por causa do prefeito Fabion? Quantas vezes fui quase nos tapas, com Elson, com vários aqui! Defendendo, e o presente que eu ganho hoje, é isso aí, é bom que o povo está vendo. Eu não mudo meu pensamento de forma alguma". Desabafou Zullias.

Assista o discurso na íntegra no vídeo abaixo:

imagem do site www.tocnoticias.com.brNa sequencia foi a vez do vereador Gerri do Ribeirãozinho, que no inicio de sua fala disse: "Eu ouvindo aqui atentamente o nobre colega Vereador Mardônio, que na sua fala disse que falta coragem de alguns vereadores, mais no Gerri não meu amigo! Sou pobre, sou morador da roça mais coragem tenho sobrando! Vou votar também contra o projeto do meu prefeito que tanto me ajudou durante esses quase três anos de mandato. Além de eu ser um vereador sou um servidor público concursado, mais não quero medir força com meu prefeito, e faltei nas duas ultimas sessões anteriores não por medo de votar, porque já estava decidido, não foi deputado que foi na minha casa que ligou pra mim pedindo pra votar contra esse projeto, não foi o líder do Governo não foi o presidente, e nem foi o Fabion pedindo pra votar a favor. Eu fui eleito pelo povo e vou continuar com o povo e quero também continuar com meu prefeito que tanto me ajuda.  Mais digo e afirmo o meu voto contra o projeto". Confirmou o vereador Gerri do Ribeirãozinho.

Veja o discurso do Vereador Gerri no vídeo abaixo:

imagem do site www.tocnoticias.com.brO vereador Irmão do Lanche iniciou seu discurso perguntando aos demais camaristas, o porque de tanta pressa para aprovar esse projeto, e proferiu seu voto contra o projeto. "Nós combinamos com todos os vereadores juntamente com os presentes que estavam nesse plenário pra fazer uma audiência pública, e foi concordado aqui e eu não sei porque foi desmanchado essa concordância, então eu quero dizer nesta noite que eu vou votar contra o projeto, não estou votando contra o prefeito, vou votar contra o projeto, e eu manifesto o meu voto nesta noite que é contra o projeto". Encerrou Irmão do Lanche que no final agradeceu a presença dos que estavam assistindo no plenário citando ainda que as portas da câmara estão sempre abertas e que eles ajudam os vereadores em tudo, e juntos com certeza farão um trabalho melhor. (Clique aqui para assistir ao discurso do Irmão do Lanche)

imagem do site www.tocnoticias.com.brApós a fala do Irmão do Lanche, o presidente da casa iniciou a votação do projeto que institui o nome da UPA em homenagem ao Dr. Murilo Vilela, o que foi aprovado por unanimidade entre os camaristas e após a aceitação de todos, o vereador Gideon Lourenço reforçou a homenagem ao Dr. Murilo dizendo que em se tratando do Dr. Murilo a homenagem ainda era pouco, e relembrou os feitos do médico, o que na sequencia foi reforçado também pelo vereador Mardônio Vilanova.

Outro projeto que foi aprovado por unanimidade foi o que pretende leiloar os bens inservíveis, e também o projeto que doa o prédio onde funcionava uma escola municipal para a Colônia de Pescadores Z-7 no qual já funciona no local. Foi aprovado ainda um projeto do Vereador Zé Raimundo do Dertins que requer que seja homenageado com o título de cidadão tocantinopolino ao ex-defensor público Dr. Clementino Siqueira.

Zé Raimundo do Dertins solicitou o uso da palavra e já no inicio de sua fala solicitou já falando como líder do governo na casa que o presidente retirasse o projeto de previdência própria fosse retirado da mesa, e em seguida foi prontamente aceito o pedido pelo presidente Buxim.

No final, o vereador Mardônio solicitou o uso da palavra e disse estar estarrecido com a atitude do atual prefeito, o que mostra que o gestor está muito mau intencionado quanto a este projeto, porque na sessão do dia anterior Mardônio tinha pedido a retirada do projeto o que lhe foi negado.

Mesmo com a derrota, o projeto foi retirado da pauta de votação, e deverá voltar novamente desta vez readequado, e a saga do prefeito Fabion tentando colocar as mãos em mais dinheiro continua.

Todos os vídeos desta sessão estão no Canal Tocnoticias do Youtube!

Fonte: Roberlan Cokim/ Redação do Tocnoticias

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.