Começa na próxima terça, 13, o recadastramento do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Plansaúde).
Até 17 de dezembro, todos os 30.992 titulares deverão procurar os postos de atendimento localizados em Palmas e outras 11 cidades tocantinenses para apresentar documentação própria e dos seus titulares. A lista de documentos, bem como os endereços das regionais e outras informações estão disponíveis no site www.secad.to.gov.br no link Plansaúde/Recadastramento.
Além de atualizar as informações cadastrais dos usuários, esta ação visa manter uma base de dados segura e uma comunicação efetiva com os usuários. O recadastramento do Plansaúde é obrigatório para quem possui o benefício e o seu não cumprimento implicará na suspensão do plano a partir do dia 11 de janeiro do próximo ano, até afetiva regularização. O Plansaúde possui 88.288 assistidos, entre servidores titulares (ativos e inativos) e seus dependentes.
Regionais
Os assistidos deverão procurar os postos de atendimento nas cidades de Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Tocantinópolis.
Na Capital, onde há o maior número de usuários, o atendimento será feito na Escola de Governo (Egove), em horário comercial, até 17 de dezembro. Para as demais localidades, foi criado um cronograma de atendimento. Em Araguatins e Tocantinópolis, a equipe do Plansaúde estará nesta semana, entre os dias 13 e 16. Depois será a vez de Araguaína, de 19 de outubro a 6 de novembro; Colinas e Guaraí (9 a 13/11); Paraíso e Miracema (16 a 20/11); Dianópolis e Arraias (23 a 27/11); Gurupi (30/11 a 11/12); e Porto Nacional (7 a 17/10).
Confira, no quadro abaixo, as cidades relacionadas a cada regional e os endereços.
Histórico
O Plansaúde foi instituído em dezembro de 2003, na primeira gestão do governador Marcelo Miranda. Vinculado à Secretaria da Administração, recebe suporte operacional da Unimed Centro-Oeste e Tocantins. Não é um Plano de Saúde regido pelas regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar, e sim um Plano Público de Assistência à Saúde, disponível a todos os servidores estaduais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, incluindo Defensoria Pública, Tribunal de Contas e Ministério Público. Além disso, o atendimento é feito nos estados do Tocantins, Maranhão Goiás e no Distrito Federal, com atendimento emergencial em todo o território nacional.
Para comprovar a sua importância junto aos servidores, basta apresentar o balanço dos últimos quatro anos: foram mais de 1,27 milhões de consultas; 3,9 milhões de procedimentos simples; 281 mil procedimentos especiais; 67 mil cirurgias, 44 mil internações; 304 mil tratamentos odontológicos.