Um mês dedicado especialmente ao público infantil. Assim tem sido as atividades em diversas unidades da DPE-TO – Defensoria Púbica do Estado do Tocantins.
De Norte a Sul do Tocantins, brincadeiras, pintura facial, contação de histórias, musicalização, exposição de artes, apresentações culturais e muita diversão estão tomando conta das Defensorias.
Em Palmas, a rotina da sede da Instituição foi bastante movimentada na sexta-feira, 9. Cerca de 40 crianças, filhos de Servidores e Defensores Públicos, fizeram uma visita especial aos pais no trabalho, na “Sexta Cultural - Dia das Crianças”. Na ocasião, crianças de 5 a 14 anos fizeram um tour pela Defensoria Pública. Além de conhecer um pouco mais do trabalho dos pais, eles puderam aprender sobre o que é e qual a missão da Defensoria Pública. Para isso, a recepção do hall do auditório esteve especialmente decorada e a programação contou ainda com brincadeiras, jogos educativos, desenhos, pintura facial.
O jovem estudante Gabriel Veríssimo Morse, de 14 anos, visitou a Defensoria Pública e amou a programação. Mais do que os momentos de diversão, ele explica que conhecer como atua um Defensor Público e os setores da Instituição foi um momento gratificante por um motivo muito especial. “Gosto muito da área de direitos humanos, de ajudar ao próximo, trabalhar com Justiça, e é por isso que eu sonho em ser Defensor Público. Acredito até que posso chegar a ser Defensor Público Geral”, destaca Gabriel, que considera que a visita ao gabinete do Defensor Público Geral, Marlon Costa Luz Amorim, e à sala de trabalho da sua mãe, Márcia Veríssimo - E-Proc, foi uma das atividades mais interessantes do dia.
Filha da defensora pública Vanda Sueli, a pequena Maíra Machado de Sousa Nunes, 4 anos, ainda não sabe bem qual a função da sua mãe no trabalho: “eu não sei o que é, mas ela gosta muito do que ela faz”, explica Maíra. Porém, ela garante que o seu dia na Defensoria Pública foi bastante movimentado. “Comi pipoca, bolo, doce, brinquei bastante e andei em todos os lugares que tinha aqui”, conta empolgada.
Com apenas cinco anos de idade, Maria Luiza Menegon também visitou a Defensoria Pública e aprendeu um pouco mais sobre a rotina de atividade da mãe, Niceia Menegon, chefe da assessoria de comunicação da DPE-TO. “Eu sei que minha mãe lê o jornal e trabalha com notícias sobre tudo o que acontece na Defensoria. Já conhecia o trabalho da minha mãe porque já vim aqui várias vezes, mas hoje foi mais legal porque eu também brinquei bastante”, conta Maria Luiza, reforçando que a sua atividade preferida do dia na Defensoria Pública foram os desenhos para colorir.
Interior
As unidades do interior do Tocantins também ofereceram programação especial em homenagem às crianças. No município de Guaraí teve atividade na terça-feira, 13, na Brinquedoteca, preparada pela Equipe Multidisciplinar, e voltada especialmente aos filhos dos Assistidos, com brincadeiras, jogos educativos, videogame, lanche e brindes.
Na cidade de Dianópolis, a equipe da Defensoria Pública foi parceira em atividade voltada para cerca de 2.500 estudantes da rede municipal na zona rural e urbana, e a Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, na sexta-feira, 9. Com o apoio da iniciativa privada, na ação foram desenvolvidas várias atividades lúdicas, como futebol, teatro, brinquedos infláveis, doação de brinquedos e lanche.
Em Paraíso do Tocantins, a Equipe Multidisciplinar desenvolve a 3ª edição do projeto “Drogas, legal é prevenir”, com atividades educativas nas escolas municipais. O projeto aconteceu nos dias 7, 8 e 9 em escolas do município, e teve por objetivo formar multiplicadores e orientar sobre as consequências do uso das drogas. Usando método lúdico, a equipe da Defensoria Pública apresenta uma peça teatral de fantoches: “Quero ser feliz sem drogas, e você?” retratando o cotidiano de uma criança que começa a se envolver no mundo das drogas, mas que por meio do diálogo entre os familiares/escola e Defendinha (personagem que representa a Defensoria Pública), ela consegue ver o perigo que as drogas representam.
Durante toda a semana que antecedeu o Dia das Crianças, entre os dias 6 e 9 de outubro, enquanto os pais recebiam atendimento na Defensoria em Araguatins, as crianças foram acolhidas na Brinquedoteca que estava com ornamentação especial para a comemoração da data. Na Brinquedoteca, teve recorte e colagem de desenhos, jogos educativos, brincadeiras e outras atividades lúdicas. Ao final, os pequenos receberam lembranças com balas e pirulitos.