Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Caiaquistas de Tocantinópolis se Unem e Fazem Trajeto de 29 Quilômetros Pelo Rio Tocantins

Data do post: 16/10/2015 08:55:26 - Visualizações: (1948)

Assim como agora temos no município um grupo de ciclistas, também foi criado um grupo que pratica esportes náuticos, não com motores, mas, usando da força dos braços para remar e chegar ao destino previamente traçado.

Foto Divulgação Caiaque AdventureFoto Divulgação Caiaque AdventureCom espírito aventureiro, foi criado em Tocantinópolis o "Grupo Caiaque Adventure", que nasceu com o objetivo de unir as pessoas que gostam de esporte e aventura. Segundo informou o grupo, a nossa região possui um potencial muito grande e muito pouco explorado no ramo esportivo. Um dos maiores locais disponível para a prática desse esporte é o Rio Tocantins, com seus afluentes e suas belas paisagens que despertam o desejo de aventurar-se nele.

O grupo Caiaque Adventure deu início em suas aventuras  no ultimo dia 12 de Outubro, quando realizaram sua maior expedição, a “Travessia Estreito (MA) a Tocantinópolis (TO)”, em um percurso de 29,5 km pelo Rio.

No decorrer da descida o grupo de Tocantinópolis teve uma grande surpresa ao se encontrar com o "Grupo Lucrecios Esporte & Aventura" da cidade de Estreito, que também estava realizando o mesmo trajeto porém tendo como destino final a cidade de Porto Franco (MA).

Foto Divulgação Caiaque AdventureFoto Divulgação Caiaque AdventureO Grupo Lucrecios Esporte & Aventura é formado por cerca de 15 integrantesm fazendo incluindo  mulheres e crianças, distribuídos em vários caiaques com barco e Jetski de apoio. Os Tocantinopolinos ficaram bastante emocionados pelo fato de que dentre os participantes dos caiaquistas maranhenses havia  uma integrante de nome Osmaria Teixeira, que sofre de distrofia muscular progressiva, uma grave doença que tem como principal característica a degeneração da membrana que envolve a célula muscular, causando paralisia. Mesmo com a enfermidade e recuperando os movimentos das pernas e braços, Osmaria seguia em um caiaque duplo com um sorriso estampado no rosto e simpatia contagiante, dizendo que somente Deus para poder lhe proporcionar o que estava sentindo naquele momento. Osmaria utiliza o rio também em seu tratamento com natação.

Foto Divulgação Caiaque AdventureA galera do Caiaque Adventure explicam que são movidos pela motivação, superação, uso racional do rio, qualidade de vida e responsabilidade ambiental. "O caiaque é o contato com a natureza, sentimos a energia da água, fazemos uma espécie de integração com as pessoas, temos o prazer de poder observar tudo de outro ângulo, os pescadores, a vida que se tem nas margens do rio. Poder chegar em Tocantinópolis depois de quase 30 km remando e ver muitos se divertindo no rio, usufruindo desse presente da natureza é o que podemos dizer que somos todos privilegiados, e a aventura continua".

Vejam abaixo mais algumas fotos tiradas pela equipe:

Fonte: Caiaque Adventure

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.