Com o objetivo de reforçar a segurança durante a realização dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas a Polícia Militar criou um Batalhão exclusivo para atuar nas atividades relativas ao evento.
O Batalhão dos Jogos Mundiais Indígenas (BJMI) está sendo comandado pelo tenente coronel Felizardo Ramos dos Santos e desde a quarta-feira, 14, empenha-se em executar um planejamento onde será desenvolvido policiamento de caráter preventivo, ostensivo e educativo e/ou repressivo, com emprego de um efetivo considerado estratégico para garantir a segurança dos participantes sejam atletas, autoridades ou público em geral, de forma integrada com demais entidades envolvidas na manutenção da ordem e segurança públicas.
Seguindo esse planejamento, a população já pôde notar o reforço no policiamento na capital de uma forma geral, com ênfase no patrulhamento preventivo e ostensivo na Vila dos Jogos, rodoviária e aeroporto.
Na manhã da terça-feira, 20, o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos e demais chefes de seção do referido Batalhão participaram da reunião de integração com as forças de segurança, organizada pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. Nessa reunião foram feitos os últimos ajustes e definidas diretrizes.
À tarde do mesmo dia, a equipe visitou o Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), que ficará lotado na Vila dos Jogos. Os equipamentos de monitoramento instalados no Centro são mais uma ferramenta com a finalidade de proporcionar maior tranquilidade e segurança aos participantes.