Unidades de saúde de São Félix estão com problemas de infraestrutura. MP quer que sejam tomadas providências.
O Ministério Público do Pará (MPPA) realizou uma vistoria nos centros de saúde Amadeu Vivacqua e Parteira Maria Bico Doce, localizados no núcleo São Félix, em Marabá, sudeste do Pará, onde foram encontrados vários problemas como falta de infraestrutura e medicamentos.
Na vistoria realizada no centro de saúde Amadeu Vivaqua, foi constatado que a unidade é pequena para a quantidade de pacientes que são atendidos, sendo necessária a ampliação e reforma urgente. Todos os aparelhos de ar condicionado estão com problemas necessitando de troca ou manutenção.
Além disso, o banheiro dos deficientes está desativado, não possui barras nem travas nas portas. A farmácia da unidade de saúde também está com problemas estruturais, já que a central de ar não funciona e se encontra com sérios vazamentos, comprometendo a conservação dos medicamentos.
Já no centro de saúde Maria Bico Doce, foi constatado que o consultório odontológico foi desativado por causa de um problema na rede de esgoto, porém todos os equipamentos, incluindo cadeira e auto clave, encontram-se no posto. O técnico de saúde bucal foi transferido para outro centro. Além disso, faltam medicamentos para hipertensão e gastrite.
Segundo o MPPA, a promotoria de Justiça deve recomendar à Secretaria Municipal de Saúde de Marabá e à prefeitura da cidade que sejam adotadas providências necessárias. “Visando sanar os problemas encontrados, a fim de garantir um atendimento de qualidade à população que recorre aos referidos centros de saúde", afirmou a promotora de Justiça Mayanna Queiroz.