Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Ações Sobre Alimentação Escolar Reduzem o Desperdício e Promovem Mudanças

Data do post: 22/10/2015 10:30:42 - Visualizações: (695)

No mês voltado à alimentação escolar, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem trabalhado junto às escolas tocantinenses no sentido de utilizar as unidades de alimentação escolar como laboratórios.

Foto: Luiz Melchiades/ Governo do TocantinsO objetivo das ações é promover a interdisciplinaridade por meio do tema da alimentação para possibilitar a troca de conhecimentos, unindo a teoria passada em sala de aula à prática na preparação de alimentos, no manuseio de equipamentos e outros produtos encontrados na cozinha da escola.

No Colégio Estadual de Tempo Integral Beira Rio, localizado no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, foi identificado um grande avanço no aprendizado dos alunos ao aliar as disciplinas convencionais às práticas pedagógicas, tanto na horta cultivada na escola, como na unidade de alimentação.

O trabalho educativo realizado por meio da alimentação escolar nesta unidade começou com a conscientização dos estudantes para evitarem o desperdício de comida. Juntamente a isso, foi realizada a formação de professores e da equipe da cozinha com o objetivo de servir uma alimentação de melhor qualidade, mais saborosa e na quantidade ideal. 

“O trabalho inicia-se na elaboração do currículo, que é passado dentro e fora de sala. O tema é abordado em reuniões e palestras, de forma a conscientizar o aluno da importância da alimentação para a sua vida”, destacou a coordenadora pedagógica do Colégio, Iris Pereira Leitão.

O coordenador do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Colégio Beira Rio, Emerson Nogueira, destacou o empenho das equipes da escola para melhorar a alimentação dos alunos. Para ele, o trabalho realizado já tem surtido efeitos positivos na rotina da unidade escolar.

“O resultado do esforço foi a maior aceitabilidade da alimentação saudável e a diminuição do desperdício de comida, que baixou de 40% para 15%. Para nós, está sendo uma grande conquista”, disse.

Como diferencial na aplicação do programa, a escola utilizou ações com os professores em diversas disciplinas, como matemática, ciências, técnica de cultivo e produção. O Colégio Beira Rio é uma unidade escolar voltada para a educação do campo, envolvendo disciplinas da base curricular comum, em conjunto com aulas práticas de produção agrícola.

“Foi uma maneira diferente de se trabalhar as disciplinas com maior aproveitamento por parte dos alunos. Utilizando-se desta ferramenta, ficou mais fácil para os alunos entenderem os conteúdos e alguns me surpreenderam diante dos resultados apresentados”, explicou Divino Pereira de Oliveira, professor de Matemática.

O aluno Wesley Pereira, do 7º ano, foi um dos estudantes que aprovou a maneira com que foram conduzidas as atividades nas aulas do professor Divino. “Antes eu tinha muita dificuldade para aprender e agora ficou muito mais fácil entender sobre os cálculos de porcentagem”, exemplificou.

Aplicação prática

Já na disciplina de ciências, a professora Poliana Alves Caetano aplicou trabalhos para relacionar os alimentos que os alunos consumiam em casa e, com esse levantamento, foi identificado o valor nutricional dos alimentos e o que fazer para melhorar a alimentação, também, fora da escola. “Depois desta atividade pôde ser observado que eles passaram a ter mais cuidado, preferindo os alimentos mais saudáveis. Como resultado observamos uma maior valorização e compreensão do efeito nutricional”, pontuou.

Rosavam Cardoso de Almeida, professor de Sistema de Cultivo e Produção Rural do Colégio Beira Rio, destacou que o aprendizado adquirido pelos alunos, no que se refere a uma alimentação saudável, ultrapassa os muros da escola. “Muitas informações que os alunos aprendem nas aulas são levadas para casa. Eles ficam atentos na forma de se preparar um alimento saudável e de qualidade para o consumo familiar, provocando com isso uma verdadeira transformação no aspecto sociocultural e nutricional de suas famílias”, disse.

Muito mais do que a melhora do desempenho em sala de aula, a coordenadora Iris Pereira Leitão destaca que, o Pnae, aliado às disciplinas ofertadas na escola, promove uma melhoria na vida dos alunos e na de seus familiares. “Na prática, o grande ganho tem sido uma mudança de hábitos alimentares de todos, além da consciência quanto ao não desperdício de alimentos”, concluiu.

Pnae

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) foi implantado em 1955 e completou 60 anos no dia 31 de março de 2015. O Pnae tem como objetivo contribuir para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e para o rendimento escolar dos estudantes, por meio de um plano de alimentação adequado à cada unidade escolar em todo o País.

Fonte: Olavo Filho / Governo do Tocantins

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.