Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Ordem do Mérito: FIETO Entrega Comenda Nesta Quinta, 22, Para Empresários e Personalidades

Data do post: 22/10/2015 15:34:22 - Visualizações: (1181)

Honraria reconhece e homenageia empresários e personalidades que contribuem para o desenvolvimento da indústria tocantinense.

Foto: Assessoria de Imprensa FIETOA Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) homenageia com a comenda Ordem do Mérito Industrial empresários e personalidades tocantinenses que contribuem com o desenvolvimento da indústria. A solenidade de entrega das medalhas acontece nesta quinta-feira, 22, às 20 horas no Crystal Hall em Palmas em cerimônia para convidados.

A medalha Ordem do Mérito Industrial reconhece os agraciados como referência na promoção do desenvolvimento industrial por apoiarem e fortalecerem a indústria tocantinense. “A homenagem valoriza o papel fundamental destes empresários e instituições que com sua atuação e negócios promovem o desenvolvimento e geram emprego e renda para o Tocantins”, explica o presidente da FIETO, Roberto Pires.

Os homenageados foram escolhidos por uma comissão constituída para este fim composta por empresários presidentes dos sindicatos patronais filiados à FIETO. Posteriormente, os nomes foram aprovados pelos empresários que integram o Conselho Deliberativo da instituição por unanimidade.

A condecoração destina-se, como sua homóloga em nível nacional, idealizada em 1958 pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, a agraciar empresários e personalidades que representem instituições municipais, estaduais, civis, militares ou eclesiásticas, que se tenham tornado dignas do reconhecimento ou da admiração da indústria.

Conheça os contemplados:

- Ana Benedita de Cerqueira e Silva (Amor Perfeito)

- Antônio João da Silva, Elias Chaves da Silva e Paulo Chaves da Silva (Durax)

-Wanderlei Cichelero, Diversino Dalla Rosa, Edson Alves da Costa e Renato César Sardinha (Kokar)

- Jeremias Demito (Grupo J. Demito)

- José dos Santos Carneiro (Frango Norte)

- José Eduardo Guimarães Motta (Fertilizantes Tocantins)

- José João Stival (Cooperfrigu)

- José Nivaldo de Oliveira (CDA)

- Juan Diego Pablo Ferrés Dellapiane (Granol)

- Marcelo de Carvalho Miranda (Governador do Estado do Tocantins)

- Sauer Favilla Costa (Pão da Hora)

- Wilmar Oliveira de Bastos (EHL)

Conheça o perfil dos agraciados com a condecoração Ordem do Mérito Industrial da FIETO!

AMOR PERFEITO – ANA BENEDITA DE CERQUEIRA E SILVA

O doce é pequeno, mas o gosto é imenso. Isso é o que dizem os tocantinenses sobre o biscoito que tem a cara e a identidade do Tocantins.

“O Amor Perfeito”, biscoito artesanal que Ana Benedita de Cerqueira e Silva aprendeu a fazer com a mãe, e que produzia para os festejos do Senhor do Bonfim e para as visitas ultrapassou as fronteiras do município de Natividade. Hoje, a empresa familiar conta com catorze funcionários e a produção é de 30 quilos de biscoito por dia, chegando a 210 quilos por semana.

Em 2011, a empresa foi formalizada, com orientação técnica da Associação Cultural de Natividade, e contemplada com os editais de cultura do Governo do Estado. A partir de então, os biscoitos ganharam logomarca e embalagens que fortaleceram a identidade do produto.

DURAX –ANTÔNIO JOÃO DA SILVA, ELIAS CHAVESDA SILVA E PAULO CHAVES DA SILVA

Sob o comando dos irmãos Elias, Antônio João e Paulo Chaves, a Durax iniciou suas atividades em Palmas no segmento de pré-moldados de concreto em 1991.

Com a criação da marca em 2009, veio também a primeira fábrica de telhas de cimento do estado do Tocantins que, hoje, conta com mais de 80 funcionários. Em 2014, a Durax consolidou-se ao inaugurar sua segunda unidade de produção em Araguaína.

Líder em seu segmento em todo o Tocantins e região, a empresa é reconhecida pela alta qualidade e comprometimento no atendimento de seus clientes. Os “Irmãos Durax” acreditam que o sucesso é o resultado de muito trabalho, planejamento, honestidade e respeito aos clientes, fornecedores e colaboradores.

KOKAR – DIVERSINO DALLA ROSA, EDSON ALVES, RENATO SARDINHA E WANDERLEI CICHELERO

A Kokar nasceu do sonho de quatro empreendedores de transformar o conhecimento no segmento de mercado de tintas em uma indústria atuante, viável e rentável ao varejo local.

Mais do que isso, Diversino Dalla Rosa, Edson Alves, Renato Sardinha e Wanderlei Cichelero fizeram da Kokar um canal de construção civil com liderança na região norte do país.

Como frutos do trabalho, dedicação e sucesso a Kokar hoje possui um parque industrial de 6.000 metros quadrados com capacidade produtiva de um milhão e quinhentos mil litros por mês, além de ser uma empresa socialmente responsável que investe em programas de ação e combate ao trabalho infantil.

GRUPO J.DEMITO – JEREMIAS DEMITO

Fundado em 1985, o Grupo J. Demito, liderado pelos irmãos Jeremias e Jonas Demito, transformou a pequena mineradora em um dos mais importantes produtores de calcário dolomítico e britas de construção civil e siderúrgicas da região Norte do país. Sua produção é de 2 milhões e 800 mil toneladas de calcário por ano, metade do que é consumido no Estado do Tocantins.

Com o crescimento, expansão e sucesso, o Grupo J. Demito hoje é composto pelas empresas Caltins, Natical, Minerax, Supercal,Top Log e JD Sports. Em sua trajetória, os “irmãos Demito” conquistaram respeito e reconhecimento, pois  além de oferecer produtos com alto nível de qualidade, estão fortemente envolvidos nas questões socioambientais, contribuindo para melhorar a sociedade e o espaço em que vivemos.

FRANGO NORTE - JOSÉ DOS SANTOS CARNEIRO

Os irmãos José dos Santos Carneiro e João Batista Carneiro, em parceria com a ‘Asa Alimentos’, transformaram a Frango Norte em uma empresa de referência e destaque no segmento alimentício, passando de 34 a 1280 funcionários em um período de cinco anos.

Atualmente, é realizado o abate de cinquenta e cinco mil aves por dia das quais 100% são oriundas de sua própria integração. A empresa possui um mix de mais de 120 produtos e conta com um centro de distribuição em Araguaína que dispõe de 40 caminhões frigoríficos para atender o Tocantins e estados afora.

Com qualidade reconhecida pelo público e pelos órgãos sociais, a Frango Norte foi a empresa vencedora do Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho, em 2010, o que consolida o trabalho e o potencial de crescimento dos “irmãos Carneiros”.

FERTILIZANTES TOCANTINS – JOSÉ EDUARDO GUIMARÃES

Tendo origem no grupo empresarial da família Motta, de Itumbiara – Goiás, a Fertilizantes Tocantins foi fundada em 2003 em Porto Nacional para atuar na região Norte do Brasil.

Em 2008, a indústria passa a ser liderada pelo seu único acionista, José Eduardo Motta, que transformou uma produção de 20 mil toneladas de adubo para os atuais 750 mil, em 2015, com sua dedicação e experiência.

Desde 1997, a empresa atua na região Norte do Brasil e, hoje, detém a maior capacidade instalada para processamento de fertilizantes. Seu posicionamento geográfico estratégico e o porte de suas fábricas tornam a Fertilizantes Tocantins a maior importadora de fertilizantes do Norte do Brasil.

COOPERFRIGU - JOSÉ JOÃO STIVAL

Liderada por José João Stival, a Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi – COOPERFRIGU, iniciou suas atividades em fevereiro de 1999.

Com o crescimento, a cooperativa hoje é responsável por exportar carnes e derivados para 172 países. Para isso, abate em média 800 cabeças de bovinos por dia, gerando mais de mil empregos diretos que aquecem a economia dos 18 municípios da região.

A COOPERFRIGU se destaca no mercado de carne pela qualidade, agilidade e dinamismo. Com consciência de sua responsabilidade socioambiental, é favorável à produção auto-sustentável e desenvolve projetos que ajudam a minimizar os impactos ambientais. Atualmente, possui o que há de melhor em equipamentos para estação de tratamento de efluentes e ministra cursos para os seus funcionários, conscientizando-os sobre a preservação ambiental.

CDA – JOSÉ NIVALDO DE OLIVEIRA

À frente da Companhia de Distribuição Araguaia - CDA, o empresário José Nivaldo de Oliveira, que também é presidente do Sindicato das Indústrias de Arroz de Goiás – SIAGO e diretor da Federação das Indústrias de Estado de Goiás – FIEG, comanda a segunda maior empresa de beneficiamento e distribuição de arroz do Brasil. É  líder no mercado em vários estados do Centro-Norte e Nordeste do país, com capacidade de produção de 1 milhão 389 mil e 600 fardos/mês, o que representa mais de 41 mil toneladas.

Sua linha de produtos alcança milhões de lares brasileiros, tendo como carro-chefe o arroz e o feijão TIO JORGE, sua principal marca. A CDA tem a missão de produzir alimentos com qualidade promovendo e desenvolvendo gente e produtos com excelência, gerando valor para clientes, colaboradores, acionistas e a sociedade.

GOVERNADOR – MARCELO DE CARVALHO MIRANDA

Reconhecido pelo seu carisma e determinação política, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, destaca-se no cenário nacional por ser um homem público de grande popularidade. Casado com a deputada federal Dulce Pagani Miranda, é pai de dois filhos: Guilherme e Marcella Miranda. Sua atuação pública mudou os destinos políticos do Estado ao classificar-se entre as mais bem votadas lideranças do País.

Marcelo Miranda destaca-se pelo perfil do político experiente, com um detalhe: tem alma e corpo tocantinense. Uma das principais marcas da sua administração é a postura democrática, o caráter humano de seu governo e o diálogo franco com todos os setores da sociedade. A defesa da democracia e da pluralidade de ideias são características próprias do governador Marcelo Miranda e que hoje marcam a presença de um novo líder do Tocantins que promete reconduzir ao Estado um novo ritmo de desenvolvimento.

PÃO DA HORA – SAUER FAVILLA COSTA

Partiu de um sonho do jovem empreendedor Sauer Favilla Costa encontrar oportunidades e mercado para a fundação da empresa PÃO DA HORA COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. Hoje consolidada, produz e distribui 26 produtos diferentes em mais de 800 estabelecimentos comerciais distribuídos nos estados do Tocantins, Pará, Maranhão, Bahia, Goiás, Brasília.

Com 12 anos de atuação, emprega diretamente 248 colaboradores e se tornou referência no setor de panificação na cidade de Palmas e outras regiões do Norte do país.  Sua experiência no segmento alimentício, fez da indústria Pão da Hora destaque na fabricação e fornecimento com qualidade de pão francês formatado em massa fresca, que depois passou a ser congelado e distribuído em estabelecimentos comerciais.

Estes pequenos passos e ações do jovem empreendedor foram a grande diferença entre “aqueles que somente sonham, daqueles que sonham e realizam”.

EHL – WILMAR OLIVEIRA DE BASTOS

Fundada em outubro de 1998 em Palmas, a ELETRO HIDRO LTDA – EHL, iniciou suas atividades com representação comercial, tendo como base o investimento na busca pela modernidade, dedicação a seus projetos e pela qualidade como a principal característica de seus empreendimentos.

Em sua trajetória de trabalho, começou a comercializar materiais elétricos, hidráulicos e de construção, passando posteriormente a executar projetos e obras elétricas, iluminação pública, obras civis e execução. Com o seu rápido crescimento, expandiu sua área de atuação nos serviços de construção pesada, como drenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica.

Sendo destaque em seu segmento de trabalho, em 2007 a EHL conquista a certificação ISO 9001 e o PBQP-A,  nível A de qualidade dos serviços prestados, reafirmando o seu compromisso e capacidade no setor de engenharia.

GRANOL - JUAN DIEGO PABLO FERRÉS DELLAPIANE

Fundada em 1965, a GRANOL é uma empresa 100% brasileira dedicada à produção e comercialização de grãos, farelos, óleos vegetais e biodiesel para o mercado interno e externo.

Com 50 anos de tradição, tem mais de 2.800 colaboradores engajados e comprometidos em gerar produtos e serviços de alta qualidade, focados nas necessidades da sociedade e no respeito ao meio ambiente. No Tocantins a Granol adquiriu a unidade de Porto Nacional, em 2012, operando inicialmente com a produção de biodiesel, e, em 2013, começaram as obras de expansão da planta fabril para esmagamento de soja.

A GRANOL acredita que todo o seu crescimento é uma consequência do aperfeiçoamento contínuo da qualidade dos seus produtos e do relacionamento com seus fornecedores e clientes, fundamentado na ética, na idoneidade e no cumprimento dos compromissos assumidos.

Fonte: Assessoria de Imprensa FIETO

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.