Manifesto fechou a avenida Theotônio Segurado nesta segunda (26). Este é o terceiro protesto das etnias durante os JMPI.
Cerca de 50 indígenas protestaram na tarde desta segunda-feira (26) na avenida Theotônio Segurado, em Palmas. Os manifestantes fecharam os dois sentidos da via, que dá acesso a Vila dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, na região sul de Palmas, por cerca de 20 minutos.
Com cartazes, gritos e danças eles protestaram contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215. A proposta retira do governo federal a autonomia para demarcar terras indígenas, de quilombolas e Áreas de Proteção Ambiental (APAs).
Pelo texto, caberá ao Congresso Nacional aprovar eventuais propostas de demarcação enviadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai). Atualmente, o Ministério da Justiça edita decretos de demarcação a partir de estudos feitos pela Funai. Após a mobilização na avenida, cerca de 20 indígenas mantiveram a manifestação na porta da Vila dos Jogos.
Outros protestos
Indígenas das etnias Guarani-Kaiowá do Mato Grosso, Pataxó da Bahia, e os Gavião Kyikatejê do Pará, fizeram um protesto nesta sexta-feira (23), momentos antes da abertura oficial dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas. Eles também se manifestavam contra a PEC 215 além da saída da senadora do Tocantins, Kátia Abreu (PMDB) do Ministério da Agricultura.
Ainda na sexta-feira, moradores da capital se reuniram na avenida Theotônio Segurado para protestar contra a presidente Dilma Rousseff (PT). De acordo a Polícia Militar, 100 pessoas participaram do protesto. Segundo os organizadores, o número de participantes chegou a 300. Os manifestantes pediram o impeachment de Dilma.
Denúncia
Neste sábado (24), durante uma reunião com os organizadores do evento e o Ministério Público Federal (MPF), indígenas denunciaram a precariedade no transporte e falta de água no conjunto de ocas que hospeda as delegações brasileiras na vila construída para os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI). Na reunião, a Prefeitura de Palmas se comprometeu a ceder mais vans para transportar dos indígenas.