Servidoras e servidores da Secretaria de Estado da Administração (Secad) tiveram oportunidade de saber um pouco mais sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Na tarde da última sexta-feira, 23, eles assistiram a uma palestra com técnicos da Coordenação de Oncologia do Hospital Geral de Palmas (HGP), Robson José da Silva e Fernanda Aleixo. Segundo eles, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê que em 2015 pelo menos 180 mulheres receberão diagnóstico positivo para a doença no Tocantins.
“Não há como impedir a doença, mas há como detectar precocemente”, enfatizou Robson lembrando que, quanto mais cedo for descoberta, maiores serão as chances de cura, evitando inclusive os tratamentos mais agressivos. Durante sua explanação, o técnico enfatizou a importância de se realizar o autoexame mensalmente, e relatou experiências de pacientes que tiveram sucesso em seus tratamentos. Fernanda mostrou a forma correta de realizar o exame, que também deve ser feito pelos homens.
Ao final, os participantes tiveram a oportunidade de aprender a forma certa de palpação do seio com “mamas amigas”, próteses onde é possível perceber a diferença entre uma mama normal ou com alterações. “Alterações são indícios que a paciente deve procurar um médico”, lembrou Fernanda.