“Drogas, não entre nessa! Ela rouba a liberdade, a família, a saúde e a vida”.
A frase estampada no mural da Escola Estadual Ana Amorim, em Pedro Afonso, resume bem os estragos que as drogas causam não apenas ao físico dos usuários, mas também à sua vida familiar e social.
Para reforçar e conscientizar sobre os prejuízos causados pelas drogas, o capitão Aderlan Pereira Santana, integrante do efetivo do 3º BPM, ministrou nessa segunda-feira, 26, palestras para alunos dos turnos vespertino e noturno da escola pedroafonsina, criada oficialmente em 1986, e que atualmente atende 892 alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Os alunos do período matutino assistiram à palestra no último dia 23 de outubro.
Utilizando bom humor e exemplos práticos, o oficial abordou aspectos como entorpecentes mais comuns, motivos que levam um indivíduo a se tornar usuário, consequências e penalidades previstas na legislação brasileira.
Conforme o capitão Aderlan, é importante conscientizar o maior número possível de pessoas sobre os males causados pelo uso das drogas. “Quando se educa, se evita uma punição no futuro”, comentou.
Já a gestora da Escola Estadual Ana Amorim, Maria Francisca Coelho Martins Santos, destacou que a parceria com o 3º BPM é importante para a orientação dos alunos da instituição escolar, que ao longo do ano também recebem de palestras com outros temas como bullying, inclusão social, saúde e meio ambiente.