Um dos grandes projetos de caráter preventivo social, desenvolvido pela Polícia Militar do Tocantins em parceria com o Governo do Estado é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd. O programa é posto em prática pela Polícia Militar na rede de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e Família.
O programa oferece atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania, mediante decisões certas e saudáveis, com ênfase na ação de resistência às pressões cotidianas ao uso de drogas e à violência.
Desde que foi implantando no Tocantins no ano de 2002 até o ano de 2014, o Proerd já atendeu um total de 272.657 crianças e adolescentes e 2.961 Pais. Conta com 103 instrutores habilitados, que foram preparados para desenvolverem o trabalho de prevenção nas escolas e na comunidade envolvendo pais, professores e alunos. No primeiro semestre de 2015 o programa atingiu o número de 19.602 alunos participantes. Até o mês de dezembro deste ano esse número vai aumentar, com a formatura de novas turmas.
“Por ser uma atividade educacional preventiva, o Proerd é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável, feliz e principalmente mais segura”, esclarece o major PM Antônio Carlos da Silva Ferreira, que deixa a Coordenação Estadual do Proerd, depois de um pouco mais de dois anos no cargo.
Major Ferreira assumiu a coordenação do Proerd em julho de 2013 e neste mês de outubro de 2015 passa a função para a major PM Silvania Martins Benvindo Pacheco. Ao deixar o cargo major Ferreira se diz emocionado em ter contribuído com um trabalho tão gratificante, e ter participado de uma equipe tão dedicada quanto à do Proerd.
“No Proerd Tocantins temos uma equipe de militares totalmente capacitados, com uma mentalidade de vida dedicada ao programa, ao bem estar do ser humano, que se doam verdadeiramente à causa, e que apesar das dificuldades do dia a dia nunca desistem desse ideal”, destaca major Ferreira. O militar acrescenta que nesse período a frente do Proerd se tornou uma pessoa mais humana, vendo de perto a realidade das crianças e pais, podendo contribuir positivamente para essa mudança de realidade.
“O maior legado que podemos deixar, o que mais nos orgulha nesse programa, é ver a quantidade de famílias restauradas, de crianças resgatadas, e de pais que deixaram seus vícios, especialmente pela insistência dos filhos participantes do projeto. Me sinto muito feliz em ter feito parte desse grupo e ter contribuído de alguma forma para a transformação de tantas vidas, acredito que a major Silvania, que assume o cargo de coordenação estadual do programa e já faz parte da família Proerd, só tem a contribuir com o projeto”, conclui o militar.
Major Silvania atua no Proerd desde sua criação em 2002, e foi habilitada como instrutora no ano de 2010. A militar era coordenadora Regional do Proerd no 5º Batalhão, em Porto Nacional, e agora assume o cargo de coordenadora estadual do Proerd. Major Silvania diz que escolheu atuar nessa área porque sempre acreditou que poderia fazer a diferença na vida das crianças, contribuindo de forma positiva no fortalecimento da família.
“Acredito muito que o Proerd pode mudar a vida dos participantes, pois o Programa tem se tornado instrumento fundamental para a integração das famílias no processo educacional, no qual o diálogo torna-se proposta prioritária para a melhoria da qualidade de vida de nossas crianças. O programa é instrumento formador de disciplina consciente de resistência voluntariosa as drogas e a violência”, acrescenta major Silvania.
A nova coordenadora do Proerd no Tocantins finaliza: “Tenho bastante expectativas e irei trabalhar muito pra que eu possa contribuir de forma positiva nesta nova função, buscando parcerias e dando melhores condições para que nossos proerdianos sintam-se motivamos a dar o seu melhor. Tenho a certeza que dando condições para que eles possam realizar seu trabalho, estaremos buscando um melhor resultado”.
Homenagem na Câmara Federal
Policiais militares do Tocantins, instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd participaram da solenidade em homenagem ao Programa, na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, na segunda-feira, 26. A homenagem foi uma iniciativa do deputado Professor Victório Galli, do estado do Mato Grosso.
O ato contou com a presença de autoridades das Polícias Militares da capital federal e dos estados de Goiás, Mato Grosso, Alagoas, Maranhão, Piauí e Tocantins, além da presença de alunos do Colégio Militar Tiradentes da PMDF.
O deputado federal Alberto Fraga, que presidiu a maior parte da sessão, parabenizou a atuação dos instrutores do Proerd. "É impressionante a dedicação que cada um deles tem para desempenhar a sua função. As crianças adoram o instrutor do Proerd", discursou.