Um momento com dicas, bate papo e descontração. Assim foi a manhã desta quarta-feira (28/10) no auditório do Tribunal de Justiça que, dando continuidade às atividades da Semana do Servidor, recebeu a palestra “Sua imagem, sua marca: como acertar no look de trabalho”, com a consultora de moda Kassandra Valduga, patrocinada pela Associação dos Servidores do TJTO (ASTJ).
Com o objetivo de mostrar aos servidores a importância da boa escolha dos trajes para o ambiente de trabalho e a força da imagem na obtenção do sucesso profissional, a consultora mostrou através de exemplos e de exercícios em conjunto o que é ou não adequado para ser usado no dia a dia.
Segundo a palestrante, falar sobre imagem e trajes dentro do ambiente de trabalho é fundamental. “É uma maneira das pessoas se projetarem profissionalmente porque no mercado a aparência tem uma importância singular. Trazer essa preocupação é muito relevante em órgãos como TJTO que exigem trajes formais e vestimentas adequadas”, concluiu Kassandra Valduga.
Através de vídeos e slides com exemplos de combinações certas e erradas, looks exagerados e muito modestos, a palestrante mostrou aos servidores que os cuidados com a imagem devem ser exercitados diariamente e vão desde a escolha da roupa, até o comportamento no ambiente profissional.
A servidora Juscilene Guedes acompanhou a palestra e disse que a consultoria foi produtiva. “Acredito que vai ajudar todos os colegas que de alguma forma já vieram trabalhar de maneira inadequada. A palestra superou todas as minhas expectativas e vai contribuir bastante no meu aprimoramento porque sempre procuro me adequar aos padrões de vestimenta”, afirmou.
E quem pensou que o público alvo da palestra era apenas feminino, se enganou. Os homens também marcaram presença na platéia, assistiram com atenção as propostas de trajes masculinos para o trabalho e participaram ativamente através de perguntas.
O servidor Roberto Cafiero afirmou que as dicas dadas pela consultora são de grande valia e que de agora em diante irá adotá-las para se adequar da melhor maneira possível. “É importante relacionar a maneira de se vestir com o ambiente profissional. Nós, homens, geralmente não estamos muito antenados nessas propostas de como se vestir, e a iniciativa de trazer essas dicas para o TJTO foi muito interessante”.
Para o servidor Igor Caetano Matuoca, “a palestra trouxe dicas muito boas e que irão nos ajudar bastante. A consultora falou sobre questões que as vezes deixamos passar por se tratar de detalhes”, avaliou.
Kassandra Valduga finalizou a palestra com sugestões de looks e personalidades da mídia que podem ser adotadas como referência na hora de escolher a melhor roupa para o trabalho. “Temos que sempre perguntarmos a nós mesmos que imagem queremos transmitir às outras pessoas, onde queremos chegar na carreira profissional e lembrarmos sempre que o modo com que nos vestimos diz muito a respeito de quem somos”, concluiu a palestrante.
O encerramento da atividade foi marcado por um sorteio de brindes contendo itens de moda e beleza oferecidos por lojistas da capital.