O Poder Judiciário celebra os excelentes resultados atingidos na Comarca de Aurora do Tocantins com a implantação de um planejamento estratégico que resultou em celeridade e melhorias na prestação jurisdicional, através da Portaria nº 4175/2015.
A iniciativa se deu após o diretor do Fórum, juiz Jean Fernandes Barbosa de Castro, juntamente com os servidores realizarem um estudo detalhado sobre a situação da Comarca objetivando elaborar ações para contribuir com a redução da taxa de congestionamento de processos, que é uma das metas elaboradas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Sempre com o propósito de fortalecer a legitimidade do Poder Judiciário, foram buscadas, a todo tempo, aparelhar melhor o sistema da Justiça com mudanças estruturais, organizacionais e de gestão, prestigiando uma participação efetiva de todos os servidores da Comarca, cultivando a solidariedade”, disse o magistrado.
Depois disso foram adotadas práticas gestoras e um modelo de partilha de competências aos servidores da Comarca, conseguindo assim equilibrar a distribuição dos processos.
Os resultados atingidos graças às boas práticas são os percentuais de 175,26% na Vara Cível e 90,16% na Escrivania Criminal, totalizando a média de 155,20% de cumprimento da Meta 1 determinada pelo CNJ, que estipula julgar um número superior de processos, comparado ao número de entrada.