O presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Humberto Camelo, foi empossado vice-presidente da nova diretoria do Fundo Privado de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Tocantins (Fundeagro), na manhã desta terça-feira, 3, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), em Palmas.
Na ocasião, foi reeleito e empossado o presidente do Fundo, o agropecuarista Saddin Bucar Figueira. Os dirigentes foram eleitos para o biênio 2015/2017.
De acordo com Humberto Camelo, é uma honra poder participar ativamente de ações que visam o desenvolvimento e o fortalecimento da agropecuária tocantinense. “Buscaremos melhorias apresentando novas propostas com transparência para auxiliar os produtores contra possíveis prejuízos causados por doenças no rebanho, além de colaborar ativamente nas atividades de defesa agropecuária”, disse.
Saddin Bucar disse que continuar no cargo é uma grande satisfação, pois possibilita ampliar as ações de defesa agropecuária e aumentar o poder de atuação. “Visamos a proteção do produtor rural e o fortalecimento dos setores que fazem parte da entidade”, destacou.
Fazem parte do Fundeagro entidades como a Faet; o Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e derivados do Estado do Tocantins (Sindicarnes); a Associação dos Criadores de Nelore do Tocantins (ACNT); a Associação das Indústrias de Laticínios e Derivados do Leite do Estado do Tocantins (Sindileite); a Associação Sul Tocantinense de Pecuária de Corte (Apeco); o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Tocantins (OCB); a Superintendência Federal da Agricultura e Abastecimento e a Adapec.
Fundeagro
É um fundo privado sem fins lucrativos, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento da agropecuária do Estado do Tocantins, bem como trabalhar para a erradicação da febre aftosa e outras zoonoses, além do controle de pragas e doenças de vegetais.