Os produtos confeccionados pelas egressas e reeducandas da UPFP - Unidade Prisional Feminina de Palmas estão expostos para comercialização até sexta-feira, 6, de 9 às 15h30, no hall de entrada do Fórum de Palmas, na Avenida Theotônio Segurado.
As peças variam de R$ 30,00 a R$ 300,00 e são produzidas e vendidas pelas reeducandas da unidade prisional, autorizadas a participar da ação pelo juiz, levando em consideração além do trabalho social, o bom comportamento.
A defensora pública Maurina Jácome, com a ajuda da assistente social Simone Martins, idealizou o projeto, numa referência ao trabalho, liberdade e geração de renda. Para a Defensora Pública, a primeira edição da feira no Fórum de Palmas foi um sucesso e, por isso, ela passará a ser realizada mensalmente no mesmo local. Além da exposição mensal no Fórum de Palmas, as peças das reeducandas podem ser conferidas também, semanalmente, na Feira do Bosque, aos domingos, na Barraca 22.
De acordo com a Maurina Jácome, responsável pela área de execução penal, o Bazar para elas é uma oportunidade de ressocialização, de mostrar que são capazes de produzir enquanto cumprem pena e que estão buscando condições de retornar ao convívio social com novas oportunidades.
Bazar
Concebido em maio de 2013, o “Bazar Três Pontos” é uma realização da Defensoria Pública do Estado do Tocantins em prol da ressocialização das reeducandas, oportunizando também a remição da pena, já praticada pela Unidade Prisional. As reeducandas devem produzir no mínimo 10 peças por mês, a fim de remir 10 dias de pena.