Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter

Menina de 9 anos é Única Bailarina do TO Escolhida Para Dançar no Bolshoi

Data do post: 05/11/2015 22:20:13 - Visualizações: (632)

Maria Clara mora em Palmas e se classificou entre 2,1 mil inscritos. Ela vai estudar na escola de balé clássico Teatro Bolshoi no Brasil.

Foto: Reprodução TV Anahanguera - TOUma menina de 9 anos é única bailarina do Tocantins selecionada para participar da escola de balé clássico Teatro Bolshoi no Brasil. Maria Clara Reis Vieira, que mora em Palmas, se classificou entre 2,1 mil inscritos de todo país. Ela vai estudar a dança na cidade Joinville (SC), única extensão estrangeira da escola, que tem origem em Moscou, na Rússia.

A menina faz balé desde os três anos de idade. Cristiane Freire Rosa foi a primeira professora dela. Grande incentivadora, estimulou a família da criança a apostar em Maria Clara. "Logo na primeira aula percebi algo diferente nela. Ela tem um biotipo maravilhoso: longilínea, extremamente flexível, disciplinada e focada no objetivo."

 A mãe de Maria Clara, Eloísa Maria de Lacerda conta que colocou a filha no balé, após descobrir que ela tinha superelasticidade.

"Quando era bebê ela pegava a madeira com os pés. Ela fazia movimentos muito elásticos e dizia que não sentia dor. Então a coloquei no balé e na ginástica rítmica. Depois, como achei que ela estava sobrecarregada, pedi para que escolhesse e Maria Clara preferiu o balé", conta.

Para ser selecionada, Maria Clara passou por três audições. O processo aconteceu no final de outubro, em Joinville. A mãe conta que pelo fato da criança ser muito focada, a menina só comemorou depois do resultado final. "A Maria Clara não é uma criança que fala muito, e é bem concentrada. Ela ficou entre quatro e cinco horas em cada teste. Quando saiu do primeiro, faltava pouco tempo para entrar no segundo. Então ela só comemorou quando foi aprovada no terceiro. Daí ela sorriu, gritou e até chorou de felicidade."

Em janeiro de 2016, mãe e filha se mudam para cidade catarinense, onde Maria Clara será preparada como bailarina. "Primeiro ela vai passar pela adaptação. Durante um ano ela vai ser avaliada para saber se vai receber a sapatilha de ponta e ficar na escola." A mãe conta que as duas estão bem resolvidas quanto a mudança. "Desde pequena trabalho essa ideia com ela e eu como mãe, tenho que acompanhar minha filha."

Bolshoi

A Escola do Teatro Bolshoi está no Brasil há 15 anos e oferece bolsas a 305 alunos de 20 estados do(Foto: Reprodução/TV Anhanguera) país. Além de ensino gratuito, a Escola custeia benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar.

Por sua vez, os alunos precisam apresentar bom rendimento não só Escola Bolshoi como também no ensino médio e fundamental, caso contrário, podem perder a bolsa de estudo. A Escola é formada por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos.

O grupo de professores de dança e preparação física é formado por três russos, um ucraniano e dez brasileiros. O método usado é o Vaganova, que busca desenvolver o aprendizado de forma gradual e enfatiza a consciência corporal do aluno a cada movimento.

Fonte: G1-TO

2023 - TocNotícias - Todos os direito reservados.