O secretário de Estado da Educação, Adão Francisco de Oliveira, presidiu, na manhã da última quarta-feira, 4, reunião para discutir a construção coletiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Durante o encontro, realizado com as equipes técnicas da pasta, foi apresentado um mapeamento da BNCC no Tocantins para a elaboração do texto-base juntamente com as Diretorias Regionais de Educação e as Secretarias Municipais de Educação.
A Base é parte do Currículo e orienta a formulação do Projeto Político Pedagógico das escolas, permitindo maior articulação deste. A partir da Base, os mais de 2 milhões de professores do Brasil continuarão podendo escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também, quais outros elementos (a Parte Diversificada) precisam ser somados nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos. Tudo isso, respeitando a diversidade, as particularidades e os contextos de onde estão.
Atento em desenvolver um trabalho que venha garantir que toda a população em idade estudantil no Estado tenha acesso à educação e visando à melhoria do ensino médio a partir da política educacional estabelecida pelo Governo do Estado, o secretário Adão Francisco destacou que o primeiro passo para a implantação de uma Educação Integral e Humanizada é conceitual.
“Escola de Tempo Integral não é necessariamente uma Escola que oferece a Educação Integral e Humanizada e que tem uma atenção voltada para superar as desigualdades socioeducacionais do Tocantins, e preparar as bases, os alicerces, para o desenvolvimento do Estado nos próximos 30 anos”, afirmou o secretário.
DRE
Além das discussões acerca da elaboração do texto-base da BNCC, a reunião realizada na sede da Seduc contou com um momento voltado para que os diretores Regionais de Educação compartilhassem experiências realizadas em todas as macrorregiões do Tocantins, no sentido de constituir a Base Nacional Comum.
Educadores interessados em conhecer mais a fundo as diretrizes da BNCC, podem consultar mais informações no site da Base, por meio do endereço http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.