A candidata da chapa SOMOS MAIS ORDEM, Ester Nogueira, compareceu ao debate promovido pelo Centro Acadêmico do Curso de Direito da Faculdade Católica Dom Orione, em Araguaína, e falou a estudantes e profissionais da advocacia sobre propostas reais, possíveis de serem implementadas e que vão dar uma nova cara para a Ordem, beneficiando a classe a partir de janeiro de 2016.
Explanou sobre a defesa das prerrogativas, apoio ao advogado em início de carreira, possibilitar à mulher exercer papéis relevantes, entre outros pontos de sua plataforma.
Fugindo do campo das propostas, mais uma vez os adversários tentaram ‘colar’ a candidatura de Ester à gestão atual da OAB Tocantins. Como faz desde que registrou sua candidatura, Ester Nogueira reconheceu os méritos da administração do Dr. Epitácio Brandão, mas reafirmou que não representa o continuísmo e sim uma renovação com responsabilidade e experiência.
O debate teve momentos quentes. Num deles, Ester Nogueira confrontou diretamente o candidato Gedeon Pitaluga, desmontando um discurso vazio que ele prega. “Enquanto conselheiro federal, o senhor não fez nenhuma gestão junto ao FIDA (Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados) para trazer recursos para a Seccional”, apontou a candidata. Além dos embates entre os candidatos à Seccional, a faculdade Dom Orione também promoveu o encontro dos candidatos à Subseção de Araguaína. Dr. Miguel Vinícius, candidato pela chapa SOMOS MAIS ORDEM, seguiu a linha de apresentar soluções aos problemas da classe e foi elogiado pela plateia.
Monografia nota 10
Por falta de tempo durante o debate, Ester Nogueira não falou em Araguaína sobre um projeto pelo qual tem muito carinho, o “Monografia nota 10”. A cada semestre, por meio de edital a OAB vai escolher as três melhores monografias inscritas por formandos e publicá-las na revista jurídica a ser criada. O autor da melhor monografia, segundo julgamento da comissão julgadora, ficará isento da anuidade em seu primeiro ano de inscrição na Ordem. “Esse projeto vai estimular o futuro advogado a produzir trabalhos de qualidade, e servir como mais uma ponte entre a OAB e as faculdades, relação que queremos estreitar”, explicou a candidata.
Pela segunda vez esta semana, os três candidatos à presidência da OAB Tocantins estiveram frente a frente. Na terça-feira o encontro foi na TV Jovem Palmas/Record, em programa que será veiculado no próximo dia 12. Sem a interferência direta de marqueteiros e suas artimanhas, cada candidato mostrou o que tem a oferecer. Enquanto um nunca buscou contribuir em nada com a Instituição em 25 anos de atuação no Estado, outro utilizou o mandato de conselheiro federal para atrapalhar a atual gestão, pensando unicamente em chegar ao poder.