Atualmente, os homens sentem dificuldades de cuidar da própria saúde, e uma das justificativas apontadas pelo público masculino é a falta de tempo durante o dia para realizar consultas de rotina, alegando compromissos de trabalho.
Para incentivar os homens, alguns municípios do Tocantins criaram um horário diferenciado, de acordo com a Política Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, que visa facilitar e ampliar o acesso deste público aos serviços.
Um município que adotou este horário foi Xambioá, localizado a 419 km da Capital, onde os homens que trabalham durante o dia podem contar com atendimento todas as quartas-feiras no período noturno, a partir das 19 horas. “Com horário diferenciado, muitos homens compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde além de realizar consultas e exames, participam de palestras sobre prevenção”, destacou o secretário municipal de Saúde de Xambioá, Felipe Ferreira Dualibe.
Aproveitando o clima do Movimento Novembro Azul, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está realizando nesta sexta-feira, 6, uma webconferência via Telessaúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que busca orientar os 139 municípios do Estado sobre a saúde do homem.
De acordo com o técnico da área de Saúde do Homem da Sesau, Márcio Pantoja, a webconferência orienta os profissionais dos municípios sobre quais ações serão realizadas neste mês. “Estamos dando suporte para que ações sejam focadas na saúde do homem de forma integral, além de abordar a área de oncologia, com sinais e sintomas e toda rede de atenção á saúde”, ressaltou, acrescentando que também é um momento de esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.