Mais de 20 painéis foram apresentados na tarde desta quinta-feira, 11, na Exposição de Trabalhos Discentes da XVI Semana Jurídica do Centro Universitário UnirG.
Os trabalhos seguiram linhas de pesquisas de temáticas livres relacionadas ao macrotema Direitos Humanos.
De acordo com a coordenadora do curso de Direito, Kádyan Gonzaga, os banners foram apresentados por acadêmicos do 1º ao 10º períodos. Todos receberão certificados de participação. “Estamos muito satisfeitos com a produção e a qualidade dos trabalhos científicos. Os alunos mostraram-se criativos, abordando temas inovadores e importantes para o cenário jurídico atual”, disse a coordenadora.
Acadêmicos da Liga de Ciências Criminais do curso de Direito da UnirG (LACCRIM) apresentaram três painéis, dentre os quais a pesquisa Descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. O trabalho foi realizado pelos estudantes: Klenha Câmara, Neurysom Santana, Haylla Coelho e supervisionados pela professora Kárita Barros.
“O objetivo é destacar o discurso levantado pelo Superior Tribunal Federal (STF) sobre o consumo de drogas, se é crime ou não. O usuário não é traficante, mas causa problemas para a sociedade, comprando do traficante ele pode contribuir para o tráfico. Então, é crime ou não é?”, indagou a estudante do 8º período Klenha Câmara.
Os acadêmicos Daiane Tatiele Zimmermann, Denilson Nunes Portilho e Edília Pimentel, apresentaram o painel Direitos Humanos e a violência doméstica contra a mulher.
Segundo Daiane Zimmermann, a violência contra a mulher se caracteriza como física, psicológica, patrimonial, sexual e moral. “O objetivo da pesquisa foi de demostrar o índice de violência doméstica, nos últimos três anos na cidade de Palmas”, afirmou a estudante.
Todos os trabalhos aceitos e apresentados, após serem confeccionados os artigos científicos, serão remetidos para posterior publicação na Revista Cereus.
Oficina Filosofia e Cinema
Ainda nesta tarde foi realizada a oficina Filosofia e Cinema, que abordou o tema Pena de Morte, com o filme Lavador de Almas (Pierrepoint, the last hangman), direção de Adrian Shergold, Reino Unido, 2005.
A oficina contou com a participação dos professores da Instituição José Carlos de Freitas e Joel Moisés Silva Pinho.
A equipe do curso de extensão Filosofia e Cinema 2015/2 – Morte - é composta por: Ricardo Pereira de Oliveira (Direito - UnirG), Naylane Lopes Botelho (egressa do Direito - UnirG), Nayara Lopes Botelho (Artes Cênicas – IFTO), Leandro Gomes da Silva (egresso da Pedagogia – UnirG), Ruy Tadeu Costa Ribeiro (Psicologia – UnirG), Wildson Cardoso Assunção (Psicologia – UnirG), Daniel Franco Dias (Comunicação Social – UnirG), Wanderson Pereira Lima (Letras – UnirG).
Na noite de hoje, às 19h30 será o debate Redução da maioridade penal, organizado pela LACCRIM e será ministrado pelo procurador de Justiça do Tocantins, Marco Antonio Alvez Bezerra e pelo defensor público, Newton Jardim. Já às 21h, será a palestra A proteção aos direitos humanos do trabalhador, pelo juiz do Trabalho, de São Paulo, Marcos Scalercio.
A Semana Jurídica segue até amanhã, com palestras e mesas redondas, no Clube da OAB, em Gurupi.