A cidade de Gurupi acordou cedo neste feriado de 15 de novembro para acompanhar a 4ª edição da Meia Maratona Sesc de Revezamento, realizada no município.
A movimentação foi no tradicional Parque Mutuca. Mais de 1.600 atletas profissionais e amadores disputaram as corridas de 1, 5, 10 e 21km (individual ou dupla) além da caminhada de 5 Km. O evento é uma realização do Sesc e da Prefeitura de Gurupi e fez parte das comemorações dos 57 anos da cidade, completados no último sábado.
Os vencedores da categoria principal (21km) foram Maria Sandra Pereira Silva (feminino) e David Andrade de Mesquita, no masculino. Ele completou a prova em uma hora, cinco minutos e cinquenta e quatro segundos (1h05m54s); Já Maria Sandra fez o trajeto em uma hora, vinte e cinco minutos e trinta e dois segundos (1h25m32s). A classificação completa da prova será divulgada posteriormente no site do Sesc (www.sescto.com.br).
David Mesquita tem 43 anos e veio de Aparecida de Goiânia prestigiar a prova. Esta é sua segunda participação na Meia Maratona Sesc. No ano passado, o título quase veio. “Disputei em 2014 e fiquei em segundo lugar, atrás do Eliésio Miranda. Hoje estava muito quente e tinha sofrido uma lesão na última semana. Mesmo assim, fui na raça e superei essas dificuldades”, comentou o atleta, há 15 anos no atletismo.
Maria Sandra, uma maranhense radicada em Brasília, já tinha participado da prova em Gurupi. Ela venceu a primeira edição do torneio. “Não é um percurso tão difícil. A única coisa que acho ruim é o clima. Sofri muito com o calor na última volta”, conta a atleta de 43 anos que corre há 22 e já representou o Brasil no mundial de meia-maratona.
Todos os atletas que cruzaram a linha de chegada passaram pela tenda da hospitalidade, onde receberam frutas, isotônicos, água e puderam desfrutar de alongamentos e massagem para se recuperar do desgaste da corrida. Mais de R$ 23 mil e 18 bicicletas foram distribuídos aos vencedores masculinos e femininos nas categorias individual (1, 5 e 21 km) e revezamento dupla (10 e 21 km).
O presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, gostou da organização de mais uma edição da prova. “É o resultado de um trabalho incansável de toda a equipe Sesc, envolvida e preparada para fazer eventos de sucesso. No ano que vem esperamos fazer um evento ainda melhor e maior”, ressaltou. “Recebemos a Meia Maratona com muita alegria. O Sesc tem sido um grande parceiro da cidade de Gurupi. Estamos muito felizes de comemorar nosso aniversário com a presença da família Sesc”, finalizou o prefeito do município, Laurez Moreira.
A quarta edição da Meia Maratona recebeu 60 atletas de outros estados: foram 16 do Distrito Federal, 42 de Goiás e 2 do Rio de Janeiro. O Conselho Superior das Ligas – Consul/ Unirg também esteve no Parque Mutuca aferindo pressão arterial, realizando pesagem e controle de glicemia.
Move Brasil
A Meia Maratona Sesc de Revezamento é um evento integrante do MOVE Brasil, que é uma campanha aberta e permanente para aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas até 2016. Por meio de diversas ações, o projeto tem como objetivo expandir e democratizar a oferta de esporte à população de todas as idades com foco na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento social.