A criançada da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Sesc na capital está se preparando para uma apresentação importante no Teatro Sesc Palmas.
É a 8ª edição do Palquinho Dourado. 430 alunos de dois a dez anos sobem ao palco entre os dias 16 e 19 de novembro para falar de um assunto muito debatido neste ano em Palmas: a cultura indígena. O intuito do evento é promover atividades artísticas através de experiências cotidianas, sempre priorizando a investigação científica e a pesquisa.
A vinda da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas a Palmas foi uma oportunidade única de aproximar os alunos da cultura e dos costumes desses povos e também uma chance de trabalhar com a temática na sala de aula. No entanto, muito além de estudar a cultura, professores e alunos pesquisaram a influência e aplicação do grafismo indígena e as modalidades esportivas praticadas nos jogos.
Dessa maneira, a Educação Infantil ficou responsável por pesquisar as cores, texturas e a influência que o grafismo indígena possui atualmente. Já o Fundamental desenvolveu um estudo sobre as competições indígenas como marca da identidade de um povo, promovendo a oportunidade de as crianças conhecerem e conviverem com outras culturas.
O projeto ficou ainda mais completo com a visita que os alunos fizeram na vila dos jogos, tendo contato direto com o assunto. O resultado de mais de dois meses de descobertas se transformou no espetáculo Tribos, que será encenado nos dias 16 e 17 (Infantil) e 18 e 19 de novembro (Fundamental), às 19h, no Teatro Sesc Palmas. O evento é aberto aos familiares dos estudantes.