A Polícia Militar do Tocantins realizou nesta quinta-feira, 19, às 12h, no pátio do quartel do Comando Geral, em Palmas, solenidade em comemoração ao dia da bandeira nacional.
O evento contou com a presença do Comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel PM Glauber de Oliveira Santos, além de todo efetivo administrativo das unidades da capital. A Banda de Música da PM também participou da solenidade.
Durante o evento ocorreu o cerimonial de incineração de bandeiras, momento no qual as bandeiras inservíveis das unidades policiais da capital foram queimadas em uma pira, acessa pelo Subtenente PM Humberto Rosa de Oliveira Almeida, praça mais antiga presente. A solenidade que é repleta de simbolismo tem como objetivo fortalecer a prática do civismo e patriotismo no seio da Instituição.
O Regulamento de Continência, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças armadas, estabelece que no dia 19 de novembro, data consagrada à Bandeira Nacional, as Organizações Militares prestam “Culto à Bandeira”.
Curiosidades
O dia da bandeira foi instituído quatro dias após a Proclamação da República (15 de novembro), sendo criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Portanto, comemorado no dia 19 de novembro, e se constitui como mais um elemento simbólico da construção da identidade nacional brasileira.
Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, ela deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deverá ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.